Economia portuguesa entre as mais atrasadas da UE no regresso previsto no pré-covid

CNN Portugal , BMA
18 fev 2022, 11:01

Maior parte dos Estados-membros ainda estão aquém dos níveis esperados, mas Portugal é um dos que está mais longe

A economia portuguesa ainda não recuperou os níveis pré-pandemia e os dados mais recentes revelam mesmo que, na União Europeia, Portugal está mais longe do valor que teria caso conseguisse crescer ao ritmo previsto em 2019.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita o "tracker" semanal da OCDE, no final do mês passado, a economia situava-se 2,79% abaixo da tendência de crescimento prevista para os valores pré-pandémicos.

Embora a maior parte das economias dos Estados-membros que a organização analisa (de fora ficam Malta, Chipre e Croácia) ainda estejam aquém dos níveis esperados, Portugal é um dos que estão mais longe.

Num momento em que a covid-19 começa a ser vista com menos preocupação por parte dos peritos nos vários países europeus, devido à eficácia dos processos de vacinação a travar o aumento de casos mais graves da doença, Portugal e muitos outros países estão a reduzir ao máximo as restrições à atividade económica, registando-se já uma melhoria nas últimas semanas. 

Os dados mais recentes divulgados pelo Banco de Portugal revelaram que a economia estava 0,7% abaixo do valor registado há cerca de dois anos.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados