Lei do Tabaco: bar fecha por falta de clientes

1 mar 2008, 23:56

Espaço no Porto, vitimado pela nova lei, encerra este domingo

O Bar Guerra, no Porto, vai deixar de funcionar a partir de domingo, por falta de clientes desde que entrou em vigor a Lei do Tabaco, em 01 de Janeiro, disse à agência Lusa fonte empresarial.

«Desde o princípio de Janeiro que começou logo a ter quebras, porque era uma clientela fumadora», disse à Lusa o presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP), António Fonseca.

O empresário referiu que o Bar Guerra, situado no início da Rua do Heroísmo, «não tem espaço ao ar livre», pelo que não teve alternativa que não fosse impedir os clientes de fumar.

«É a primeira vítima da Lei do Tabaco e poderá ser o princípio de uma bola de neve. Em 2004, na Irlanda, fecharam 600 bares» por causa de uma lei semelhante, salientou.

António Fonseca disse que o Bar Guerra, «é um bar típico de rock dos anos 70, com uma decoração de baterias e guitarras», vai abrir pela última vez este sábado, permitindo a todos os clientes que fumem à vontade.

Para António Fonseca, «as ameaças da ASAE e a ambiguidade da Lei do Tabaco» estão a causar muita perturbação no sector.

O presidente da ABZHP criticou o director-geral da Saúde, Francisco George, por ainda não ter respondido a dois requerimentos sobre a aplicação da Lei do Tabaco aos clubes reservados a sócios que tenham zona de bar.

Patrocinados