Helena Lins
Caiu, e caindo cresceu, num caldeirão cultural e de línguas. O pai é brasileiro; a mãe, búlgara. Fala português - com travo açucarado - e búlgaro. Mais inglês. Também espanhol. Entende russo, parla francês e atreve-se no turco.
Encontrou no jornalismo o que já fazia naturalmente: contar histórias para, assim, aproximar realidades distantes e contribuir para um melhor entendimento do mundo.
Licenciou-se em Journalism, Media and Cultural Studies na Cardiff University, no Reino Unido, com uma breve passagem pela Holanda. Estagiou na Agència Catalana de Notícies, em Barcelona, e, ainda principiante, cruzou o oceano e entrevistou o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, no jardim da sua chacra. Produziu vídeos de realidade virtual 360º a partir de Bruxelas para a Comissão Europeia. Em Portugal, assinou a produção criativa do premiado documentário "Até que o Porno nos Separe", do realizador Jorge Pelicano, e debruçou-se sobre a crise de refugiados no mundo com o programa "Príncipes do Nada", da RTP1.
Colaborou com a televisão italiana RAI, a revista Volta ao Mundo e a Al Jazeera. Agora na CNN Portugal, quer continuar de volta - e envolta - de histórias com uma visão global.