Embaixada da Ucrânia em Lisboa ativou protocolo de segurança porque as cartas que recebeu tinham um "cheiro específico" e "correspondiam à descrição" dos envelopes perigosos

CNN Portugal | Helena Lins | Agência Lusa | Daniela Rodrigues , PP (atualizado às 21:30)
5 dez 2022, 19:46

Em Espanha já houve um ferido após a receção de uma carta-bomba. Esta segunda-feira houve um susto em Portugal mas o caso não está fechado. A PJ está a investigar

Os envelopes que chegaram esta segunda-feira à tarde à embaixada da Ucrânia em Lisboa e que os funcionários consideraram suspeitos tinham "um cheiro específico", apurou a TVI/CNN Portugal. Além disso, as cartas, que chegaram por correio normal via CTT, tinham "características que correspondiam à descrição dos envelopes que foram recebidos nas outras embaixadas" - esses tinham ou restos de animais ou engenhos explosivos

Após as dezenas de cartas recebidas noutras embaixadas, o Governo ucraniano já tinha dado indicações aos funcionários sobre como agir numa situação semelhante. Foi isso que fizeram: chamaram a PSP. Depois de ter chegado ao local, a polícia não detetou quaisquer indícios de pólvora ou de outro tipo de engenho explosivo nos envelopes. Entretanto foi decidido que as cartas vão ficar na posse da Polícia Judiciária (PJ), que vai agora prosseguir com a investigação.

Estes são os envelopes recebidos na embaixada da Ucrânia, em Lisboa

Ao que a TVI/CNN Portugal apuraram, foi realizada uma despistagem pelo CIEXSS - uma subunidade da PSP vocacionada para a deteção e inativação de engenhos explosivos - e, como não foi detetado qualquer produto explosivo nos envelopes suspeitos, a equipa da PJ vai fazer a despistagem da possibilidade de os mesmos poderem conter algum pó suspeito. Esse trabalho vai ser realizado no Laboratório de Polícia Científica.

Um funcionário da embaixada contou à TVI/CNN Portugal que na altura "ficaram em pânico" com as cartas e recusaram receber os envelopes. A embaixada da Ucrânia em Lisboa confirmou que chamou a Polícia de Segurança Pública depois de ter identificado “correspondência suspeita”.

Estes são os envelopes recebidos na embaixada da Ucrânia, em Lisboa

O alerta foi dado cerca das 15:00 e pelas 17:00 estavam no local equipas da Unidade Especial de Polícia, nomeadamente do Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança Subsolo, para despiste dos envelopes suspeitos. O trânsito na Avenida das Descobertas, onde se encontram várias embaixadas, foi cortado e a PSP garantiu o perímetro de segurança. Voltou a ser reaberto pelas 20:00.

Em Espanha houve um ferido

No passado dia 30 de novembro, uma carta armadilhada explodiu na embaixada da Ucrânia em Madrid, Espanha, e causou um ferido ligeiro. O ferido era um funcionário da embaixada que se dirigiu pelo próprio pé ao hospital Nuestra Señora de América, na capital.

O explosivo estava no interior de um envelope que este mesmo funcionário recebeu e que não tinha sido detetado pelos serviços de segurança da embaixada. Dias depois surgiu outra carta, dessa vez com olhos de animais.

Pouco tempo depois soube-se que aquela não era primeira carta suspeita a ser recebida em Espanha e que o chefe de Governo, Pedro Sánchez, tinha também recebido um envelope a 24 de novembro com material pirotécnico que foi detetado a tempo.

Várias embaixadas ucranianas já receberam cartas armadilhadas - ou com partes de animais. São já cerca de 20. Em Espanha, até ao momento, foi confirmado a existência de seis envelopes.

"Terror e intimidação" - e Portugal reforçou segurança

"Temos razões para considerar que o que está a acontecer é uma campanha bem planeada de terror e intimidação", afirmou Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. 

A mesma fonte revelou que várias embaixadas ucranianas pela Europa receberam "pacotes sangrentos" com olhos de animais. Os pacotes vinham ensopados em líquido com cor e cheiro peculiares e foram enviados para as embaixadas na Hungria, na Polónia, na Croácia e em Itália e também para os consulados-gerais ucranianos em Nápoles e em Cracóvia e para o consulado na cidade checa de Brno.

Estas cartas material pirotécnico ou partes de animais levaram vários países a reforçar a segurança das suas embaixadas, mas também a segurança da embaixada da Ucrânia nos seus territórios.

Na passada sexta-feira, o chefe da diplomacia portuguesa disse que o Ministério dos Negócios Estrangeiros deu indicações às embaixadas portuguesas para reforçarem os cuidados na receção de correio.

“Estamos a dar indicações às nossas embaixadas para terem atenção redobrada a encomendas ou correio que recebam”, admitiu João Gomes Cravinho.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados