Várias embaixadas da Ucrânia receberam "pacotes sangrentos" com olhos de animais

2 dez 2022, 12:56
Evacuação de Kherson, na Ucrânia (EPA)

"Temos razões para considerar que o que está a acontecer é uma campanha bem planeada de terror e intimidação"

Oleg Nikolenko, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, revelou que várias embaixadas ucranianas pela Europa receberam "pacotes sangrentos" com olhos de animais. Os pacotes vinham ensopados em líquido com cor e cheiro peculiares e foram enviados para as embaixadas na Hungria, Polónia, Croácia e Itália e também para os consulados-gerais ucranianos em Nápoles e Cracóvia e para o consulado na cidade checa de Brno.

Apesar de não se saber se os incidentes estão relacionados, Nikolenko sublinha que os pacotes terão chegado depois de vários locais em Espanha terem recebido envelopes com explosivos.

Além destas "encomendas sangrentas", na sua publicação nas redes sociais o responsável ucraniano dá conta de outros incidentes: a entrada para a residência do embaixador no Vaticano foi vandalizada; a embaixada no Cazaquistão recebeu uma ameaça de bomba, que viria a revelar-se falsa;  a embaixada dos EUA recebeu uma carta com uma fotocópia de um artigo crítico sobre a Ucrânia. 

"Temos razões para considerar que o que está a acontecer é uma campanha bem planeada de terror e intimidação das embaixadas e consulados da Ucrânia. Não sendo capaz de parar a Ucrânia na frente diplomática, eles tentam intimidar-nos. No entanto, posso dizer desde já que essas tentativas são fracassadas. Continuaremos a trabalhar até à vitória da Ucrânia", afirma Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros, aqui citado pela seu porta-voz Oleg Nikolenko.

Por instruções de Dmitry Kuleba, todas as embaixadas e consulados ucranianos accionaram medidas reforçadas de segurança.

Europa

Mais Europa

Patrocinados