Carta-bomba explode na embaixada da Ucrânia em Madrid. Há pelo menos um ferido

CNN Portugal , MJ/CE - com Lusa
30 nov 2022, 13:31
Explosão na Embaixada da Ucrânia em Madrid (GettyImages)

Engenho era destinado ao embaixador

A explosão de uma carta-bomba na embaixada da Ucrânia em Madrid, Espanha, causou esta quarta-feira pelo menos um ferido ligeiro, segundo a agência espanhola Efe. A explosão aconteceu por volta das 13:15 horas locais (12:15 em Portugal Continental).

O ferido é um funcionário da embaixada que se dirigiu pelo próprio pé ao hospital Nuestra Señora de América, na capital, informaram fontes policiais à Efe. O explosivo estava no interior de um envelope que este mesmo funcionário recebeu e que não tinha sido detetado pelos serviços de segurança da embaixada.

Entretanto o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha informou que a carta em questão era dirigida ao embaixador Serhii Pohoreltsev.

A Polícia Nacional de Espanha ativou o protocolo antiterrorista e isolou a área onde fica a embaixada, no número 52 Ronda Abubilla. O edifício foi todo inspecionado por peritos em explosivos e cães cinotécnicos.

Numa publicação nas redes sociais citada pelas agências de notícias internacionais, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia revelou que o ministro Dmytro Kuleba "fez um apelo ao seu homólogo espanhol para que sejam adotadas medidas urgentes para investigar o ataque à missão diplomática ucraniana" em Madrid.

O MNE da Ucrânia confirma que as forças de segurança e peritos espanhóis estão no local e acrescenta que foram dada instruções para ser reforçada com urgência a segurança em todas as embaixadas ucranianas no estrangeiro.

"O ministro também sublinhou que quem quer que esteja por trás desta explosão não conseguirá intimidar os diplomatas ucranianos nem parar o seu trabalho diário para fortalecer a Ucrânia e contrariar a agressão russa", lê-se na mesma publicação citada pelas agências de notícias.

Europa

Mais Europa

Patrocinados