O seu perfecionismo não precisa de ser corrigido. Aceite-o como um poder e uma dádiva

CNN , Jessica DuLong
16 set, 15:00
O sueco Armand Duplantis festeja após ter saltado 6,15 m para estabelecer um novo recorde mundial de salto com vara, a 17 de setembro de 2020, no Estádio Olímpico de Roma. ANDREAS SOLARO/AFP/AFP via Getty Images

NOTA DO EDITOR | Jessica DuLong é uma jornalista de Brooklyn, Nova Iorque, colaboradora de livros, coach de escrita e autora de "Saved at the Seawall: Stories From the September 11 Boat Lift" e “My River Chronicles: Rediscovering the Work That Built America”

Preocupado com o facto de o perfecionismo o estar a atrasar? Não é de admirar, dadas todas as mensagens que demonizam a tendência, aconselhando-nos a desistir dela em favor do equilíbrio.

A psicoterapeuta Katherine Morgan Schafler rejeita esta abordagem, concretamente toda a noção de que o perfecionismo é algo a ultrapassar. Livrar-se dele não vai funcionar porque é um componente fundamental de quem é, argumenta Schafler. Em vez disso, é altura de reconhecer o perfecionismo como uma dádiva e uma fonte de poder.

É normal que os perfecionistas não sejam pessoas equilibradas, escreve Schafler no seu livro, "The Perfectionist's Guide to Losing Control". Além disso, mudar para "noções pré-concebidas de equilíbrio e bem-estar genérico quando elas não se encaixam em quem você é não é ser saudável".

Em vez disso, Schafler aconselha as pessoas a celebrarem o seu esforço incessante para colmatar o fosso entre a realidade e o ideal. Demasiadas vezes, os conselhos dados sob o pretexto do autocuidado - especialmente às mulheres - têm mais a ver com a supressão de "expressões de ambição e procura de poder" que poderiam ajudar as pessoas a viver uma vida plena e em grande.

Segundo ela, está na altura de recuperar o termo perfecionista, juntamente com todas as vantagens trazidas por um desejo insaciável de superação.

Os conselhos errados, especialmente para as mulheres, resultam muitas vezes de um desejo de suprimir a ambição, afirma a psicoterapeuta Katherine Morgan Schafler. Eric Michael Pearson

CNN: O que é o perfecionismo?

Katherine Morgan Schafler: O perfecionismo é um impulso natural que é exclusivo dos seres humanos. Todos nós temos a capacidade cognitiva de ver a realidade e projetar nela versões novas e melhoradas das coisas, notando as diferenças entre o que existe agora e o ideal. Os perfecionistas, por sua vez, são aqueles que não só veem essa diferença como sentem uma compulsão ativa para a tentar colmatar. Têm o impulso de explorar os limites da possibilidade, sem se deixarem limitar pelo que é realista.

Na área da saúde mental, a compulsão é frequentemente referida de forma negativa, como um marcador de disfunção. Mas dizer que algo é compulsivo não significa automaticamente que não seja saudável. Na minha opinião, o perfecionismo é a energia que faz o mundo girar. As sociedades precisam de pessoas com vontade de lutar pelos seus ideais. A tensão que os perfecionistas carregam é onde reside o seu poder. A chave é aplicar esse poder com intenção, de forma construtiva e consciente.

Como é que é aplicar o perfecionismo conscientemente?

Quando se dirige algo conscientemente, não se está apegado ao resultado da mesma forma que quando se está a tentar controlá-lo. As pessoas que estão alinhadas com o seu poder têm uma versão autodefinida do sucesso que é interna e não externa. Para os perfecionistas, isso significa que se lembram de que já estão completos, que se controlam como se fossem um amigo para ver como se sentem e que se dão acesso à bondade livremente, sem avaliar o seu desempenho para determinar quanta bondade "merecem".

Não existe uma versão saudável de associar a sua autoestima a resultados. O amor, a liberdade, a alegria, a ligação e a dignidade são direitos de nascença. Não precisa de fazer nada para os merecer.

Enquanto os perfecionistas saudáveis jogam para ganhar, os perfecionistas pouco saudáveis jogam para não perder, o que vem de um lugar compensatório onde já sentimos que não somos suficientes, por isso é melhor esforçarmo-nos ao máximo para compensar os buracos que temos. O objetivo é aproveitar o poder do perfecionismo para o ajudar e curar. Os perfecionistas saudáveis reconhecem que os ideais servem para inspirar, não para serem alcançados.

Como é que a necessidade de controlo se relaciona com o perfecionismo?

Ouvirá os perfecionistas dizerem: "Não me consigo controlar". Isso é imediatamente assinalado como problemático por pessoas que pensam que se deve poder baixar os padrões ou desfrutar do relaxamento "como uma pessoa normal". Não queremos necessariamente minimizar as nossas tendências perfecionistas; apenas queremos estar conscientes delas. O perfecionismo não tem de ser uma luta, e não tem de desistir de ser perfecionista para ser saudável. Eu recomendo esta pergunta de reformulação: e se o seu perfecionismo existir para o ajudar?

Serena Williams, vencedora de 23 títulos do Grand Slam, durante o Open dos EUA de 2020, em Nova Iorque. "Sou uma perfecionista. Essa tem sido a história da minha vida", disse Williams após a vitória. Matthew Stockman/Getty Images

Quais são as implicações do atual impulso da sociedade para aquilo a que chamamos equilíbrio?

Na sua construção original, o equilíbrio tem a ver com o equilíbrio energético - com a sensação de que estamos a satisfazer as nossas necessidades energéticas de curiosidade, jogo, estimulação intelectual, sensualidade, descanso, seja o que for. Atualmente, equilibrado significa ser muito bom a estar muito ocupado. Quando dizemos que alguém é equilibrado, o que queremos dizer é que consegue continuar a fazer malabarismos com mais coisas sem deixar cair a bola. Isso não tem nada a ver com saúde. Zero.

Quando encorajamos as pessoas a encontrarem o equilíbrio - um ditame que é esmagadoramente transmitido às mulheres - estamos a fazer a sugestão misógina de que há uma maneira de ser tudo para todas as pessoas em todos os momentos. Não há forma de o fazer. Este conceito reducionista de equilíbrio centra-se no fazer, e não no estado interno de cada um.

Quando os homens expressam ambição e procura de poder, são considerados machos alfa e visionários. Quando as mulheres expressam ambição e procura de poder, são vistas como "demasiado intensas" e sedentas de poder. Dizem-lhes que precisam de equilíbrio para serem saudáveis.

Esta diretiva para encontrar o equilíbrio é irónica porque não está a dizer: "Acalme-se, observe-se a si próprio. Sentes que atingiste o teu ponto ideal de equilíbrio energético?" Está a dizer: "Tens de melhorar a tua capacidade de ser tudo para todas as pessoas e, quando o fizeres, poderás considerar-te equilibrado."

O impulso para um maior equilíbrio não é uma resposta ao estado de saúde das mulheres; é uma resposta ao estado do poder das mulheres.

Como é que os perfecionistas podem distinguir entre trabalhar até ao fim e abraçar a motivação de uma forma saudável e energizante? 

É aí que entra o prazer. Levar o tipo de vida que queremos é bom. Demasiadas vezes negamos o prazer a nós próprios em nome da responsabilidade e da disciplina, mas não há nada de responsável em não atender ao que nos faz sentir bem. O problema surge se não conseguirmos reconhecer a diferença entre gratificação imediata e prazer real.

A gratificação imediata cria muitas vezes ansiedade antecipada, algo como: "Espero não beber demasiado esta noite". Depois, a nossa memória do acontecimento pode ser tingida de arrependimento: "Ontem à noite, exagerei." Mas o prazer não é carregado. É uma satisfação direta e alegre. O prazer é uma sensação boa na antecipação, no momento e na recordação.

As mulheres são treinadas para se concentrarem tanto em dominar a gratificação imediata que não têm a oportunidade de se formarem para explorar o prazer. O prazer ensina-nos quem somos, do que gostamos e o que queremos e não queremos. É assim que se pode saber se se está no caminho certo. O emprego, a relação ou o estilo de trabalho corretos vão fazer-nos sentir bem.

Como é um equilíbrio de vida saudável? 

Uma vida saudável e equilibrada é diferente para cada pessoa. É quando as suas ações estão de acordo com os seus valores.

O que é complicado nos valores - honestidade, integridade, sentido de humor, bondade, confiabilidade, etc. - é que todos eles soam bem. Pode ser assustador escolher quais os valores a que quer dar prioridade, mas essa decisão pode realmente ajudar a clarificar a forma como gasta o seu tempo.

Aqui está uma técnica para ajudar a perceber quais os valores mais importantes para si: os elogios que mais significam para si revelam quais são os seus valores. Por exemplo, se alguém me disser que estou bonita hoje, isso é bom. Eu não odeio esse elogio, mas também é esquecível para mim. Não tem ressonância emocional porque a beleza não é uma das minhas principais prioridades. No entanto, quando as pessoas me dizem que choraram quando leram o meu livro, isso comove-me. Um dos meus principais valores é a ligação, e se choram enquanto leem o livro, sei que estão a ligar-se a ele. Por isso, pense nisto: quais são os seus elogios favoritos?

Por último, compreenda que estes são os seus valores para esta época; não tem de se comprometer a dar prioridade a estes valores para sempre. Identifique três a cinco valores e filtre as suas ações e escolhas através deles: isto honra o meu valor de _____? Se a resposta for não, não é a coisa certa para si.

Recupere o perfecionismo para poder levar uma vida plenamente realizada, aconselha a autora de "The Perfectionist's Guide to Losing Control". Cortesia: Penguin Random House

 

Relacionados

Saúde Mental

Mais Saúde Mental

Patrocinados