Olivier Kemen: a «máquina» recuperada pelo Lyon

4 mar 2016, 10:00
Olivier Kemen (fonte: twitter)

Médio de 19 anos estreou-se no passado domingo, frente ao PSG

P.S. (Para Seguir) é um espaço assinado pelo jornalista Nuno Travassos, que pretende destacar jogadores até aos 21 anos.   

Olivier Kemen ainda só tem 19 anos, mas já andava a espreitar a estreia profissional há algum tempo. A espera terminou no passado domingo, e logo para ajudar o Lyon a derrotar o Paris Saint-Germain (2-1), quebrando assim a invencibilidade dos tri(quase-tetra)campeões gauleses.

Médio de raiz, Kemen até entrou para lateral direito, a quinze minutos do fim, mas justificou a aposta algo surpreendente de  Bruno Génésio, promovido a treinador principal do Lyon em dezembro, após a saída de Hubert Fournier.

Curiosamente foi na região de Paris que Kemen começou a jogar futebol. O médio nasceu nos Camarões mas cedo mudou-se para os arredores da capital francesa, onde começou por representar os modestos Garrenne-Colombes e ACCB.

Aos 14 anos esteve a treinar no Lyon, mas acabou por assinar pelo Metz. Três anos depois mudou-se para o Newcastle, um clube que tem mantido forte sotaque francês nos últimos anos. Brilhou na equipa de sub-21 dos «magpies», inclusive com golos de belo efeito e um «à Maradona»....

...mas apesar de se ter sentado três vezes no banco da equipa principal não chegou a ser utilizado. O velho interesse do Lyon concretizou-se finalmente no início da presente temporada, por 750 mil euros.

O jogo com o PSG, no passado domingo, foi o primeiro em que entrou na ficha de jogo, mas mesmo assim Génésio não hesitou em lançá-lo nos últimos quinze minutos, com vantagem mínima no marcador, o que pode indiciar que a aposta não foi esporádica.

Embora tenha jogado a lateral, Kemen é um jogador de corredor central. Mais uma «máquina» de ascendência africana no futebol francês. Pulmão e personalidade, mas também capacidade técnica. Daí as comparações com Sissoko, com quem conviveu em Newcastle, Paul Pogba. Ou mesmo o camaronês Alex Song, já agora, com quem disse identificar-se quando ainda estava no Metz. Ainda que Kemen se diferencie de todos estes nomes pela baixa estatura, que em todo o caso não lhe retire qualquer poder na zona do terreno que ocupa habitualmente.

Kemen assume-se também como um líder, e foi isso que mostrou no Europeu de sub-19 do ano passado, como capitão da seleção francesa que foi eliminada nas meias-finais pela Espanha, que depois conquistaria o título.

Kemen pode jogar como «6» ou um pouco mais livre, como «box-to-box». O jovem médio mostra bom sentido posicional, mas é também um espírito livre que não se deve contrariar, apenas direcionar. Um atrevimento que se aplica sobretudo nas possantes arrancadas com a bola controlada, mas que se vê na personalidade que exibe em todos os lances.

Um patrãozinho de apenas 19 anos, para seguir com atenção.

[foto: twitter]

Patrocinados