Saiba tudo sobre o Euro aqui

Influencer: o tio "Manecas" queria ganhar a ponte do Douro mas o ministro não quis "dar borlas aos senhores das escutas"

17 jun, 07:01

Manuel Matos Fernandes, tio do então ministro do Ambiente, foi apanhado em várias escutas

Matos Fernandes, ministro do Ambiente em 2021, era um dos principais alvos do Ministério Público por suspeitas de corrupção e tráfico de influência nos negócios do hidrogénio. Mas as escutas apanharam-no em vários telefonemas com o seu tio “Manecas”, interessado na construção da nova ponte sobre o Douro. O tio pede informações sobre o concurso ao sobrinho ministro, mas este acaba por se retrair ao saber que está sob escuta. 
 
Em 10 de outubro de 2021, Manuel Matos Fernandes, conhecido por “Manecas”, diz ao sobrinho que “vai ser conhecido o resultado do concurso da nova ponte sobre o Douro para o metro (...)”. “As reuniões têm corrido muito bem entre engenheiros e os arquitetos, e inclusivamente já terão tomado uma decisão, já escolheram as três” concorrentes finais para ganharem a empreitada, diz o empresário.

O ministro Matos Fernandes diz que isso também sabe mas não diz, “que os senhores das escutas escusam de ficar a saber de tudo." O tio Manuel Matos Fernandes, professor catedrático, acaba por não chegar aos três finalistas que concorriam à obra, mas as suspeitas sobre o sobrinho mantiveram-se. Segundo o Ministério Público, "...o suspeito e ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes impôs o nome dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Inês Lobo no júri desse concurso como se tivessem sido escolhas da ordem dos arquitetos..."

O mesmo Ministério Público diz que o comportamento daquele e de outros suspeitos ao telefone mudou devido a uma notícia da revista Sábado, que revelou quem eram os suspeitos sob escuta no processo. Exemplo disso foi uma conversa de Matos Fernandes com o pai, em novembro de 2021, quando disse que não convinha “dar grandes borlas" aos “senhores das escutas”.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados