Selecção feminina alemã marcou primeiros golos dos Jogos

13 set 2000, 14:30

Vitória sobre a Austrália

A dois dias da abertura oficial dos 27º Jogos Olímpicos, começou hoje o torneio de futebol. As selecções femininas tiveram a honra da abertura. Às 7h30 (hora portuguesa) o encontro entre as campeãs da Europa, Alemanha, e a selecção anfitriã, Austrália, estreou a competição, em Canberra, no Bruce Stadium.  

A Alemanha venceu a equipa da casa por 3-0. Inka Grings pode-se orgulhar de ter marcado o primeiro golo destes Jogos Olímpicos. Bettina Wiegmann aumentou a vantagem com um golo de cabeça e no último minuto Renate Lingorm encerrou o resultado.  

O segundo jogo de futebol feminino realizou-se às 8h30, no estádio de Melbourne. A selecção brasileira defrontou a Suécia e venceu por 2-0. A primeira parte terminou com um empate, mas Pretinha e Katia deram a vitória ao Brasil com um golo cada uma. 

O Bruce Stadium, normalmente usado para o rugby, teve que ser preparado para o futebol e para isso foi preciso implantar nova relva que só foi aprovada pela FIFA na semana passada. Com capacidade para 24 mil pessoas, o estádio de Canberra hoje esteve cheio. Em Melbourne também esgotou a lotação, de 95 mil lugares.  

Depois dos jogos realizaram-se as respectivas galas de abertura. Em Canberra a cerimónia, de 12 minutos, envolveu 1400 crianças, num espectáculo de luz e cor, com paraquedistas a descer sobre o estádio transportando bandeiras e um dispositivo de foguetes. Melbourne, cidade que recebeu os Jogos Olímpicos em 1956, abriu o torneio com artistas. Cantores australianos e desportos radicais animaram o público.

Patrocinados