Morreu Maria Carrilho, socióloga e ex-deputada do PS

CNN Portugal , com Lusa
6 fev 2022, 12:43
Parlamento

A notícia foi confirmada junto de fonte do Partido Socialista

A socióloga e ex-deputada do Partido Socialista, Maria Carrilho, faleceu esta madrugada aos 79 anos. A notícia foi avançada pelo jornal Público e confirmada pela CNN Portugal junto de fonte do partido.

De acordo com a publicação, Maria Carrilho não resistiu a uma leucemina fulminante. Estava internada há três semanas.

No plano académico e científico, Maria Carrilho, professora catedrática do ISCTE, licenciou-se em sociologia pela Universidade de Roma, tendo feito doutoramento em sociologia política pela Universidade Técnica de Lisboa, e era coordenadora do mestrado em Estudos Europeus no ISCTE.

Maria Carrilho esteve na primeira linha política com a eleição de António Guterres para o cargo de secretário-geral do PS em 1992, tendo pertencido ao Secretariado Nacional deste partido.

Especialista em assuntos de Defesa Nacional e em Assuntos Europeus, foi eleita eurodeputada pelo PS em 1999, funções em que permaneceu até 2004.

Marcelo Rebelo de Sousa evoca “fundadora da sociologia militar"

O Presidente da República evocou Maria Carrilho como a “fundadora da sociologia militar em Portugal”, que conseguiu “uma articulação virtuosa entre pensamento e ação, vanguardismo analítico e coerência ideológica”.

Numa nota publicada pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa relembrou a “fundadora da sociologia militar em Portugal, a professora Maria Carrilho”.

Com um percurso académico notável, aliado a uma relevante experiência política como deputada à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu, conseguiu uma articulação virtuosa entre pensamento e ação, vanguardismo analítico e coerência ideológica, em especial nas áreas a que dedicou a sua vida, a Defesa, os Negócios Estrangeiros e os Direitos Humanos”, lê-se na nota.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados