Primeiro paciente com chip cerebral da Neuralink filmado a jogar xadrez online

21 mar, 07:31
Noland Arbaugh

Noland Arbaugh, que ficou paralisado após um acidente de mergulho, diz que a tecnologia "não é perfeita", mas que "já mudou" a sua vida

Noland Arbaugh, o primeiro paciente a quem foi implantado um chip cerebral da Neuralink - empresa de Elon Musk -, foi filmado, na quarta-feira, a jogar xadrez online por "telepatia".

O doente de 29 anos, que ficou paralisado abaixo do ombro após um acidente de mergulho, apareceu numa transmissão em direto da Neuralink no X e é visto a jogar no portátil movendo o cursor "com o poder da mente".

Noland Arbaugh recebeu o implante em janeiro e Musk já tinha garantido que este conseguia usar o rato de computador com a mente.

"A cirurgia foi super fácil. Literalmente tive alta do hospital um dia depois. Não tenho quaisquer deficiências cognitivas", afirma Arbaugh no vídeo, acrescentando que "basicamente, tinha desistido de jogar" Civilization VI e que o Neuralink lhe deu "a capacidade de o fazer novamente". "Joguei durante 8 horas seguidas".

No entanto, assume que a nova tecnologia "não é perfeita" e que a empresa já "teve alguns problemas".
 
"Não quero que as pessoas pensem que este é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito, mas já mudou a minha vida", acrescentou.

Segundo a Reuters, o ex-diretor do programa de engenharia neuronal dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA Kip Ludwig afirmou que o que o Neuralink mostrou "não é um avanço" até porque ainda "há muito a aprender".

"Ainda estamos nos primeiros dias pós-implantação e há muito que aprender, tanto do lado da Neuralink como do lado do paciente, para maximizar a quantidade de informação de controlo que pode ser obtida", afirmou, acrescentando que "é certamente um bom ponto de partida" que Arbaugh tenha sido capaz de interagir com um computador de uma forma que não era capaz antes do implante.

Em dezembro, a Reuters avançou que os inspectores da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA encontraram problemas com a manutenção de registos e controlos de qualidade para experiências com animais na Neuralink, menos de um mês depois da empresa de Elon Musk ter afirmado que estava autorizada a testar os implantes cerebrais em humanos.

A Reuters teve acesso a dezenas de documentos e entrevistas da Neuralink com mais de 20 empregados atuais ou que já saíram da empresa e que revelam queixas sobre a pressão que Musk exerce para que se acelere o desenvolvimento dos chips e que tem resultado em experiências falhadas, sofrimento nos animais e morte dos mesmos. 

Contactados pela Reuters, nem Elon Musk nem outros executivos da empresa quiseram comentar. 

Relacionados

Tecnologia

Mais Tecnologia

Patrocinados