Elon Musk quer começar a testar o chip cerebral da Neuralink em humanos (e uma das cobaias pode ser ele)

CNN Portugal , JGR
1 dez 2022, 20:04
Elon Musk (Associated Press)

Musk disse estar a planear implantar um destes dispositivos em si próprio. Porém, admite que a empresa tem de ser particularmente cuidadosa antes de começar os testes em humanos

O empresário Elon Musk anunciou que espera começar a testar o chip cerebral da Neuralink em humanos já nos próximos seis meses.

Durante uma apresentação da empresa, na quarta-feira, Musk admitiu ainda que planeia implantar um destes dispositivos em si próprio. Porém, admite que a empresa tem de ser particularmente cuidadosa antes de começar os testes em humanos.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano”, disse Musk, segundo a Reuters.

As promessas feitas em relação aos potenciais efeitos do chip são ambiciosas. A empresa afirma que o chip poderá ajudar pacientes incapacitados a voltar a mexer partes do seu corpo, a voltar a falar e, segundo o próprio empresário, voltar a reconquistar a visão.

"Mesmo que alguém nunca tenha tido visão, nunca, como se tivesse nascido cego, acreditamos que ainda podemos restaurar a visão", disse.

Com sede na área da baía de São Francisco e em Austin, Texas, a Neuralink tem realizado testes em animais nos últimos anos, buscando a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para iniciar ensaios clínicos em pessoas.

Mesmo após garantir a aprovação do regulador para iniciar os testes em humanos, Elon Musk acredita que todo o processo será “agonizantemente lento”, ainda que espere que os progressos nos desenvolvimentos do chip aconteçam “de forma exponencial”.

O objetivo do chip é permitir ao seu utilizador controlar dispositivos eletrónicos complexos e permitir a pessoas com debilitações motoras e doenças cerebrais como Parkinson, Alzheimer ou demência. Outra as funções deste mecanismo, adianta o CEO da Telsa e da Space X é “fundir” o cérebro humano com a inteligência artificial.

Futuro

Mais Futuro

Patrocinados