Mundiais de Atletismo: Kelli White sob suspeita de doping

30 ago 2003, 16:41

Norte-americana venceu os 100 e os 200 metros A atleta norte-americana que venceu os 100 e os 200 metros já adimitiu que tomou um estimulante.

A norte-americana Kelli White, que se sagrou campeã mundial dos 100 e 200 metros, está a ser investigada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), depois de ter acusado o uso de um estimulante num controlo anti-doping.

A substância encontrada é o Modafinil, um estimulante que ainda não faz parte das substâncias proibidas, mas que deverá passar a ser considerado como tal já nos Jogos Olímpicos de Atenas.

A IAAF já admitiu a situação num comunicado onde se dá conta da explicação dada pela atleta. Kelli White justifica o uso da substância para tratar um problema médico hereditário. No entanto, os regulamentos dizem que, nessas situações, teria de informar a IAAF, o que não aconteceu. E, assim sendo, a federação informa que o caso está a ser investigado, mas até que sejam conhecidos os resultados, a norte-americana poderá competir em Paris, pelo que está aurorizada a correr na estafeta 4x100 metros.

O comunicado informa ainda que a substância surgiu na análise realizada após a final dos 100 metros. A IAAF está à espera dos resultados dos controlos realizados após os 200 metros.

Leia ainda:

Mundiais de Atletismo: Kelli White não corre a estafeta

Patrocinados