Meeting Internacional da Madeira: António Travassos vence 1500 metros

30 jun 2002, 17:21

Este sábado, no Funchal A prova dos 1500 metros masculinos foi a sensação de uma das mais importantes competições ao ar livre.

O salto em comprimento era a prova mais aguardada no IX Meeting Internacional da Madeira, que decorreu este sábado, no Estádio dos Barreiros, mas acabou por ser a prova dos 1500 metros masculinos a causar sensação numa das competições mais importantes do calendário de pista ao ar livre.  
 
António Travassos venceu os 1500 metros, alcançando a segunda vitória consecutiva na distância, depois de ter vencido na Taça da Europa na semana passada. Apesar disso, o atleta benfiquista continua sem mínimos para o Europeu de Munique. Este sábado ficou a escassos 65 centésimos do objectivo, conseguindo o tempo de 3.39,65 minutos (o mínimo é 3.39).  
 
Quem também continua sem mínimos para Munique é Carlos Calado. O sportinguista saltou apenas 7,71 metros-os mínimos são 7,95 metros-classificando-se no quarto lugar.  
 
Ainda assim, o salto em comprimento acabou por ser rico em surpresas - positivas e negativas. A primeira aconteceu antes do início da prova. O espanhol Yago Lamela, vice-campeão europeu em pista coberta, sentiu uma dor na zona posterior do joelho e ficou na bancada a assistir às provas.  
 
A vitória coube então a outro espanhol, Raul Fernandez, campeão europeu em pista coberta, que saltou 7,83 metros. Gaspar Araújo, do F.C. Porto, foi a revelação da tarde e conseguiu o segundo lugar, ao saltar 7,80 metros, melhorando o seu recorde pessoal de 7,72 metros.  
 
Nos femininos, destaque para os segundos lugares de Sílvia Cruz, no lançamento do dardo, e Cláudia Pereira, nos 1500 metros.  
 
A tarde ficou ainda marcada pela quebra de dois recordes do meeting. Nos masculinos, o cubano Emetério Gonzáles lançou o dardo a 82,05 metros, superando o anterior recorde de 80,04 metros. Nos femininos, a espanhola Niurka Montalvo, campeã mundial em Sevilha-99, saltou 6,59 metros, mais 55 centímetros do que o anterior máximo.  
 
Com tudo isto, quem aproveitou a tarde de sol morno para se deslocar ao Estádio dos Barreiros, de certeza não se arrependeu.

Patrocinados