Golaço de Raphinha foi insuficiente para a «Canarinha» terminar no topo do Grupo D
Brasil e Colômbia empataram a um golo no encerramento do Grupo D da Copa América.
Na madrugada desta quarta-feira, em Santa Clara (EUA), o lateral Wendell foi titular, enquanto Evanilson e Pepê não saíram do banco de suplentes.
A «Canarinha» estava obrigada a terminar a série de 25 jogos invictos dos «Cafeteros», a fim de evitar o Uruguai nos «quartos». Em todo o caso, o ascendente ofensivo deste encontro pertenceu à Colômbia, mais audaz no momento de visar a baliza de Alisson.
Marea amarilla en Santa Clara 🇺🇸 pic.twitter.com/DIwh5rVbZj
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 3, 2024
Ao oitavo minuto, James Rodríguez ameaçou inaugurar o marcador, mas o livre cobrado a meia distância foi travado pela barra.
Na resposta, quatro minutos volvidos, Raphinha ajustou a mira e cobrou um soberbo livre, ligeiramente descaído para a direita do ataque.
De parada e resposta, a Colômbia assumiu, doravante, o controlo da partida. Aos 19m, e após cruzamento de James Rodríguez, o central Davinson Sánchez cabeceou para o empate. Todavia, o vídeoárbitro desvendou um fora de jogo.
Entre defesas de Alisson, Daniel Muñoz repôs a igualdade. Aos 45+2m, o avançado do Crystal Palace acelerou pela direita, agradecendo o passe de Jhon Córdoba.
No segundo tempo, Raphinha tirou tinta ao poste na cobrança de novo livre direto, enquanto Santos Borré desperdiçou uma oportunidade com a baliza escancarada. Assim, até final, ninguém foi capaz de desatar o nó.
Em sete remates, o Brasil apenas enquadrou três com a baliza. Por sua vez, a Colômbia visou Alisson em seis dos 13 remates.
Assim, os comandados de Dorival Júnior terminam o Grupo D com cinco pontos, mais um face à Costa Rica, mas menos dois face à Colômbia.
Nos «quartos», o Brasil jogará diante do Uruguai na madrugada de domingo (02h), em Nevada (EUA). O vencedor deste encontro jogará ante Colômbia ou Panamá, que se defrontarão na noite de sábado (23h), em Phoenix.
Em suma, na madrugada de 11 de julho (quinta-feira), em Charlotte (Carolina do Norte), Brasil e Colômbia poderão voltar a medir forças, desta feita para decidir um lugar na final da Copa América.
Costa Rica encerra campanha com vitória
Na outra partida deste Grupo D, a Costa Rica venceu o Paraguai, por 2-1. Os golos de Francisco Calvo, ao terceiro minuto, e de Josimar Alcócer, aos 7m, foram determinantes.
Apesar do domínio do Paraguai – a única seleção a rematar na segunda parte – a resposta apenas se efetivou aos 55m, por Ramon Sosa.
Em todo o caso, insuficiente para repor a igualdade. Assim, o Paraguai termina em último, sem pontos. Por sua vez, e após o primeiro triunfo, a Costa Rica foi terceira, com quatro pontos. Todavia, fecha a participação nesta Copa América.