FIA condena Ferrari a pagar multa de um milhão de euros

26 jun 2002, 17:09

Troca de pódio entre Schumacher e Barrichello Em comunicado, a FIA condenou a Ferrari a uma pesada multa e condenou a estratégia da equipa que consistiu em retirar a vitória a Barrichello em favor de Schumacher

A «scuderia» Ferrari foi condenada ao pagamento de pouco mais de um milhão de euros na sequência das irregularidades verificadas durante a cerimónia do pódio no final do Grande Prémio da Áustria, em Fórmula 1. Em comunicado à imprensa, o Conselho Mundial de Desporto Motorizado repudiou a manobra da equipa italiana na linha de meta, mas manifestou-se impotente para contrariar tais actos.

A polémica na F1 «estalou» quando, no circuito austríaco, a estratégia da Ferrari alterou aquilo que se define como «verdade desportiva». Rubens Barrichello seguia isolado na última volta do circuito e preparava-se para ver a bandeira de xadrez, quando recebeu ordens da equipa italiana para deixar passar o seu companheiro Michael Schumacher. As imagens de um Ferrari a abrandar para deixar outro passar na recta da meta correram Mundo e chocaram grande parte dos amantes do desporto automóvel.

Sobre esta situação, esperava-se uma resposta severa da F.I.A (Federação Internacional do Automóvel). No entanto, esta mostra-se impotente para sancionar a Ferrari ou os pilotos, uma vez que «estão contratualmente obrigados a respeitar as ordens da equipa». Ainda assim, o órgão que supervisiona a F1 «condena o sentido das ordens que foram instruídas aos pilotos e a forma como foram executadas».

Pódio trocado

Já no pódio, onde os pilotos se perfilavam para receber os troféus, Schumacher trocou a posição mais alta de primeiro classificado com Barrichello, como forma de reconhecer que o brasileiro foi o mais rápido. A FIA entende que «os procedimentos não foram cumpridos, uma vez que Barrichello subiu ao pódio com o hino alemão a tocar para Schumacher». «Depois, os dois juntaram-se no degrau mais alto enquanto tocava o hino italiano. Michael Schumacher recebeu o troféu de vencedor das mãos do Chanceler autríaco, não o cumprimentou, entregou-o a Barrichello, e ficou com o troféu de segundo classificado», refere o comunicado da FIA.

Desta forma, a Federação Internacional de Automóvel avisa que «é dever das scuderias assegurar que os pilotos conhecem os procedimentos do pódio, para que as autoridades locais do país onde o Grande Prémio se realiza não sejam embaraçadas de alguma forma».

A Ferrari, Schumacher e Barrichello foram castigados com uma multa de mais de um milhão de euros. Metade deste valor deve ser liquidado imediatamente, a outra metade durante um ano, caso a equipa não incorra noutro incidente durante o próximo ano. Nesse caso, a multa deve ser regularizada no imediato.

Patrocinados