Asiatech prepara monovolume para entrar na F1

26 jun 2002, 17:29

Para a próxima temporada A empresa que fornece os motores à Minardi assegurou que está a desenhar um monovolume e a procurar uma parceria para entrar como equipa na F1

A Asiatech, fornecedora dos motores que a equipa Minardi utiliza na Fórmula 1, confirmou que está a criar um monovolume próprio para competir no futuro na prova rainha do desporto automóvel. A empresa actualmente apenas providencia os motores V10 à Minardi, depois de no ano passado ter «patrocinado» a Arrows. Agora, a Asiatech decidiu expor os planos para o futuro, nos quais inclui a entrada para a F1 como equipa.

No Paddock de Nürburgring, onde teve lugar o Grande Prémio da Europa no passado fim-de-semana, John Gano, director financeiro da empresa, anunciou que o novo monovolume já está desenhado e poderá estar nas pistas em um ano. «A Asiatech tem sido um mistério ao longo dos dois anos que está na Fórmula 1. A nossa filosofia tem consistido em nos mantermos calados, baixar a cabeça e trabalhar. Chegámos a um ponto onde queremos criar uma ligação com um fabricante de monovolumes», afirmou.

A ideia da Asiatech consiste em criar um chassis que combine com os motores que actualmente fornecem à Minardi, num «pacote» integrado com a empresa que irá construir o monovolume. O carro estaria pronto para competir na época 2003.

«Estamos a preparar um lógico e muito qualificado «pacote» de baixo custo para a companhia de automóveis que quiser entrar na Fórmula 1. Temos actualmente um motor capaz de chegar ao pódio e vencer corridas. O próximo passo é a construção de um chassis. Já o temos desenhado e, tecnicamente, podemos produzi-lo para a próxima época. E estamos há apenas 15 meses na F1. Não temos andado a dormir», avisou Gano.

Patrocinados