Andebol: Madeira SAD vence Metz à tangente

7 set 2002, 20:27

Primeira eliminatória da Liga dos campeões feminina Esmeralda Gouveia e Barbara Brauer foram as estrelas na equipa feminina do Madeira SAD.

A equipa feminina do Madeira SAD venceu neste sábado a formação francesa do Metz Metropole por 24-23, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Liga dos Campeões feminina.

As madeirenses entraram muito bem em campo, começando por tomar vantagem no marcador. O pavilhão do Funchal estava cheio e o entusiasmo ajudou a um bom início, mas o equilíbrio depressa tomou conta do jogo.

Aos 15 minutos de jogo, o marcador já registava uma igualdade e foi sempre sem permitir grandes distâncias que se manteve quase até ao intervalo. No entanto, o rápido ritmo de jogo e a preparação física dos visitantes levou para o intervalo uma vantagem de dois golos (14-12).

Antes mesmo da dupla espanhola de arbitragem apitar para o intervalo, o Madeira SAD viu Mariela Gonçalves abandonar o recinto de maca, devido a uma lesão na zona da clavícula que ainda está a ser avaliada. A atleta despediu-se, assim, do jogo e teve de ser transportada para o hospital, estando em dúvida a sua utilização no segundo jogo frente ao Metz.

O jogo, esse, prosseguiu com o Madeira SAD a apresentar-se menos forte no início da segunda parte. A guarda-redes Esmeralda Gouveia assumiu-se como uma das peças mais importantes no conjunto madeirense, segurando o resultado, numa altura em que o ataque não esteve tão eficaz e foi também graças a ela que a equipa recuperou a igualdade a metade do segundo tempo.

A partir daí, a equipa da casa ganhou novo fôlego. E Barbara Brauer proclamou-se como a marcadora da equipa. A lateral direita apontou 11 golos e assumiu-se como a mais eficaz da partida. Ela e Esmeralda Gouveia que, aos 27 minutos, voltou a dar provas de concentração quando defendeu um livre de sete metros e impediu o que poderia ser o regresso do Metz à vantagem no marcador.

O Metz não se cansou de procurar a vitória, mas as madeirenses souberam lutar pelo resultado. A prova disso mesmo foram os últimos 30 segundos de jogo, marcados pela tentativa das francesas em desfazer o empate e sair da Madeira com a vitória, sem que o conseguissem.

O jogo deste sábado foi o primeiro do conjunto madeirense na nova época e marcou também a estreia de Renata Tavares e de Ana Seabra com a camisola do Madeira SAD.

As madeirenses partem para o jogo da segunda mão com uma vantagem tangencial, que obrigará, certamente, a trabalhos redobrados em França.

No Pavilhão Municipal do Funchal, sob a arbitragem da dupla espanhola Martin Franco e Monroy Rodriguez, as equipas alinharam:

Madeira SAD: Esmeralda Gouveia e Sonia Leites; Filipa Camacho (2), Maria Viana (1), Mariela Gonçalves (2), Carla Ferreira, Ana Estácio, Carla Coimbra, Barbara Brauer (11), Renata Tavares, Micaela Freitas, Cristina Gomes (1), Tanja Milanovic (6) e Ana Seabra (1).

Metz Metropole: Carmen Burcur e Justina Lopes Praça; Melinda Szabo (3), Ivanka Hrgovic (1), Nathalie Selambaron (3), Klaudija Bubalo (3), Tanja Dajcman, Sonia Cendier (8), Rachida Drii, estelle Vogein (2), Isabelle Wendling (3) e Stephanie Larmes.

Ao intervalo: 12-14

Resultado final: 24-23.

Patrocinados