Carlos Calado regressa a Portugal

2 jul 2002, 19:34

Fausto Ribeiro e Robert Zotko são os novos treinadores O atleta português escolheu Fausto Ribeiro e Robert Zotko para treinadores.

Fausto Ribeiro e Robert Zotko são os novos responsáveis pela preparação de Carlos Calado, anunciou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) esta terça-feira. 
 
O medalha de bronze no salto em comprimento do Mundial de Edmonton, terminou a parceria técnica com o treinador Miguel Lucas, que durava há vários anos, após o Europeu de Pista Coberta de Viena, e rumou a Espanha para fazer parte da equipa do técnico espanhol Rafael Blanquer, que já orientava Yago Lamela, vice-campeão mundial em Sevilha 99, e Niurka Montalvo, campeã mundial também em 99. 
 
No entanto, a Real Federação Espanhola impediu que Carlos Calado fizesse parte da equipa de Rafel Blanquer argumentando com a incompatibilidade de um técnico nacional treinar, simultaneamente, atletas espanhóis e um dos seus concorrentes directos. 
 
Assim, a cerca de um mês do Europeu de Munique (6 a 10 de Agosto), o recordista nacional do salto em comprimento regressa a Portugal. Fausto Ribeiro, que já trabalha com o nigeriano naturalizado português Francis Obikwelu, será o novo técnico e terá a colaboração estreita do treinador russo Robert Zotko, considerado um dos mais conceituados técnicos de saltos. 
 
Zotko foi responsável pela organização das disciplinas de saltos em Cuba na fase do arranque do atletismo cubano e trabalhou com a federação italiana como técnico nacional de saltos. Actualmente é assessor da FPA para o sector de saltos. 
 
A solução foi encontrada, segundo diz o comunicado da FPA, por inciativa do próprio atleta em colaboração com a federação. 
 
Carlos Calado deverá ser um dos atletas portugueses candidatos às medalhas no Europeu de Munique, depois de ter conquistado o bronze no Mundial de Pista Coberta em Lisboa e no Mundial de Edmonton. Para isso, terá que alcançar a marca mínima exigida pela federação portuguesa, 7,95 metros, até ao dia 14 de Julho, prazo limite imposto pela federação. Uma missão que já será orientada pelos novos treinadores.

Patrocinados