"500 pessoas foram retiradas das composições". Metro de Lisboa descarrila na estação de Alvalade

Daniela Rodrigues | Andreia Miranda | Raquel Simões , notícia atualizada às 10:51
24 mai, 08:22

Passageiros foram retirados do local "normalmente"

O metro de Lisboa descarrilou, esta sexta-feira, na estação de Alvalade, confirmou fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa à CNN Portugal.

"O alerta foi dado às 07:50. Foi um pequeno descarrilamento na linha verde. Não há feridos. Os passageiros estão a ser todos retirados normalmente. Foi acionada uma ambulância por indisposição. Às 8:00 estavam a ser evacuadas as últimas três carruagens", adiantou a mesma fonte.

Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, duas pessoas foram assistidas no local.

"Fomos acionados cerca das 7:59 para um descarrilamento de uma composição do metro. À nossa chegada, confirmou-se uma das composições, ou uma das carruagens, estava descarrilada, ainda que na posição normal, apenas descarrilou do carril. Este processo todo envolveu cerca de 500 pessoas a serem retiradas das composições. Duas delas revelaram um estado de ansiedade tal que foram assistidas pelas equipas do Regimento Municipal. Não houve necessidade de encaminhamento hospitalar. A evacuação ocorreu de forma natural, calma e ordeira. Pessoas com alguma mobilidade por um lado, com menos mobilidade por outro, de forma ao processo ocorrer com alguma rapidez, devido ao ambiente térmico que se vivia no túnel", afirmou José Marques, sub-chefe principal dos Sapadores de Lisboa no local.

Segundo a mesma fonte, "foi uma situação mais simples, não muito difícil de resolução e de gestão".

Fonte do Metropolitano de Lisboa confirma o descarrilamento e remete mais explicações para um comunicado a ser enviado às redações. No X, a página do Metropolitano de Lisboa dá conta que existe uma "avaria na sinalização" e que "não é possível prever a duração da interrupção, que poderá ser prolongada".

“A linha Amarela (Rato-Odivelas) reabriu às 10:02 na sua totalidade. Vamos agora tentar repor a circulação na linha Verde por troços”, indicou Helena Taborda, porta-voz do Metropolitano de Lisboa.

No local estiveram meios dos Sapadores de Lisboa - com 14 operacionais e quatro veículos -, INEM e PSP.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião).

País

Mais País

Patrocinados