Motorista de Cabrita reintegrado no gabinete de Van Dunem

23 dez 2021, 00:34
Francisca Van Dunem

Marco Pontes, que conduzia o carro do ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, quando atropelou mortalmente um trabalhador na A6, está acusado de homicídio por negligência

O motorista do ex-ministro Eduardo Cabrita, acusado de homicídio por negligência, foi reintegrado no gabinete de Francisca van Dunem, que acumula as pastas da Justiça e da Administração Interna após a demissão do colega do Governo.

A decisão tem data de 10 de dezembro, seis dias depois de Van Dunem ter assumido o gabinete da Administração Interna.

A notícia da recondução no cargo foi avançada pelo JN e consta de um despacho publicado nesta quarta-feira, em Diário da República, consultado pela CNN Portugal.

Marco Pontes conduzia o carro onde seguia Eduardo Cabrita quando atropelou mortalmente um trabalhador na A6. O motorista pertence ao quadro da Direção-Geral da Política de Justiça.

"Ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 3.º e no n.º 7 do artigo 4.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 11.º e no artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 11/2012, de 20 de janeiro, designo para exercer as funções de motorista do meu Gabinete Marco Vilar Logrado dos Santos Pontes, pertencente ao mapa de pessoal da Direção-Geral da Política de Justiça", pode ler-se no despacho.

Antes de sair do Governo, Eduardo Cabrita deu um louvor aos motoristas do gabinete. A decisão também só foi publicada terça-feira em Diário da República, segundo confirmou a TVI/CNN Portugal, duas semanas depois do pedido de demissão do ministro da Administração Interna.

A acusação ao motorista, recorde-se, surgiu no seguimento do acidente que vitimou um trabalhador da manutenção da via, na A6 (sentido Estremoz-Lisboa), a 18 de junho. A investigação do Ministério Público e dos peritos concluiu que o carro onde também estava o ministro seguia a cerca de 160 km/h. No dia em que foi conhecida a acusação, Eduardo Cabrita disse aos jornalistas que era apenas um "passageiro".

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados