Ministra da Justiça acumula pasta da Administração Interna

3 dez 2021, 21:17
Francisca Van Dunem

Francisca Van Dunem substitui Eduardo Cabrita até às eleições legislativas de janeiro

Há seis anos no Ministério da Justiça, Van Dunem já disse que não tenciona ficar no Governo depois das eleições de 30 de janeiro.

Van Dunem assume a pasta da Administração Interna depois da demissão, esta sexta-feira, de Eduardo Cabrita que ocupava o cargo desde 2017. A demissão acontece no dia em que foi conhecido o despacho da acusação de homicídio do motorista do ministro. O acidente na A6 ocorreu no dia 18 de junho e envolveu o carro em que seguia o ministro da Administração Interna. 

A posse da nova responsável pela pasta da Administração Interna irá decorrer no sábado, às 15:00, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1977, Francisca Van Dunem é magistrada do Ministério Público desde 1979. Delegada do Procurador da República no Tribunal do Trabalho, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e no Departamento de Investigação e Acão Penal de Lisboa (DIAP), que dirigiu entre 2001 e 2007, desempenhou várias funções de destaque até assumir a pasta da Justiça.

Esteve no gabinete do Procurador-Geral da República entre 1999 e 2001 e, entre outros cargos, foi procuradora-geral distrital de Lisboa, de 2007 a 2015, ano em que suspendeu funções para tomar posse enquanto Ministra da Justiça do XXI Governo Constitucional. 

 

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados