"Mais simples e isento": logótipo que Governo de Montenegro rejeitou ganha prémio

CNN Portugal , ARC
25 mai, 18:07
Antigo log do Gov

Logótipo premiado da República Portuguesa foi substituído pelo Governo da AD assim que tomou posse

Foi polémica a primeira medida tomada pelo Executivo de Luís Montenegro: substituir o logótipo da República Portuguesa. Agora o símbolo descartado volta às luzes da ribalta. O logótipo escolhido pelo Governo socialista venceu um prémio do Clube de Criativos de Portugal e ficou apurado para um concurso europeu. 

A distinção ao trabalho do conhecido designer português Eduardo Aires, encomendado pelo Governo de António Costa foi classificado como o melhor projeto de marcas pelo conjunto dos designers portugueses. “A nova identidade visual do XXIII Governo de Portugal foi enquadrada pela necessidade de criar uma ferramenta de comunicação perfeitamente adequada ao ambiente digital contemporâneo”, lê-se no site da entidade, que de um símbolo “mais simples e isento".

Estas características não convenceram, contudo, o novo primeiro-ministro. Montenegro ainda nem tinha sido eleito e já dava conta da vontade de voltar atrás e repor o anterior símbolo do Governo. Quando assumiu as funções não se descansou até o fazer.

"O Conselho de Ministros deliberou alterar o logótipo oficial utilizado na comunicação do Governo, repondo os elementos definidores que haviam sido removidos em mudança anterior, designadamente a esfera armilar com escudo, quinas e castelos. Retoma-se o logótipo que fora aplicado por vários governos e que valoriza a história, identidade e cultura nacionais", anunciou o Executivo em comunicado, no dia 3 de abri.

Não obstante toda a polémica que se criou em torno da questão, Montenegro, interrogado se está arrependido da alteração do logótipo, respondeu: "Era o que faltava." "Os compromissos da campanha são para cumprir, e esse foi um deles, que eu não quero fugir a essa questão. E quero dizer que aqueles que porventura possam pensar que nós nos incomodamos com as notícias que fazem sobre nós, desenganem-se", acrescentou.

O logótipo de Eduardo Aires volta a ganhar asas. E, depois da distinção, é sempre a subir, já que com a conquista deste prémio, Eduardo Aires candidata-se agora a uma distinção europeia do Art Directors Club Europe.
 

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