Fundador da Amazon destronou o CEO da Tesla
Jeff Bezos recuperou o título de pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Elon Musk, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index, divulgado segunda-feira.
O património líquido do fundador da Amazon é de 200 mil milhões de dólares, seguindo-se Musk com 198 mil milhões de dólares. Musk perdeu cerca de 31 mil milhões de dólares no último ano, enquanto Bezos ganhou 23 mil milhões de dólares, de acordo com o índice.
As ações da Tesla caíram mais de 7% na segunda-feira.
Musk tinha recuperado o título de pessoa mais rica do mundo em maio de 2023, ultrapassando o CEO da LVMH (LVMHF) Bernard Arnault, que dirige um dos maiores conglomerados do mundo e inclui marcas como Louis Vuitton, Dior e Celine. Os três multimilionários - Musk, Arnault e Bezos - têm estado em competição entre si pelo primeiro lugar há meses. Arnault detinha o título à medida que a sua riqueza aumentava devido a um boom nas vendas de bens de luxo que ajudou a aumentar o preço das acções da LVMH.
No início deste ano, um juiz do tribunal estadual de Delaware rejeitou o pacote de remuneração de Musk em 2018 - no valor de mais de 50 mil milhões de dólares - que ajudou a torná-lo numa das pessoas mais ricas do mundo. As ações da Tesla também caíram cerca de 24% no acumulado do ano.
É claro que o título de pessoa mais rica do mundo muda a cada poucos meses, dependendo do desempenho dos mercados. Musk e Arnault ainda possuem muita riqueza - desde 2020, o património líquido das cinco pessoas mais ricas do planeta disparou 114% para um total de 869 mil milhões de dólares, após levar em conta a inflação, de acordo com o relatório anual de desigualdade da Oxfam.
*Michelle Toh, Tami Luhby e Chris Isidore contribuíram para este artigo