<i>Reality show</i> com crianças gera polémica

26 ago 2007, 21:35

Em Kid Nation, os participantes têm que tomar conta de si próprios, sem adultos por perto

A cadeia televisiva CBS vai estrear um reality show
em que os protagonistas vão ser 40 crianças. As filmagens decorreram numa cidade fantasma do Oeste, onde os participantes, todos com menos de 15 anos, tiveram de sobreviver sem o auxílio de adultos. Mas este concurso, chamado Kid Nation
, tem levantado muita polémica.

Segundo a CBS, as crianças têm entre oito e 15 anos e o local onde toda a acção se desenvolve é o Rancho de Cinema Bonanza Creek, no Novo México, em tudo semelhante a um cenário de um Western.

Os concorrentes do programa, que começa a ser transmitido a 19 de Setembro, tiveram de se organizar sozinhos, zelar pela sua alimentação, limpeza e gerir alguns dos edifícios da cidade, como um saloon.

Os episódios terminam com uma reunião entre todos os concorrentes em que um deles é premiado com uma «estrela de ouro», que vale 20 mil dólares (14 mil euros), tendo todas elas recebido 5 mil dólares (3675 euros) pela participação.

As gravações, que terminaram no final de Maio, duraram quarenta dias, e já levantaram muita polémica. Um delegado do ministério público do estado do Novo México acusou a CBS de promover o trabalho infantil, alegando que as crianças terão chegado a trabalhar mais de 14 horas por dia.

Entre os problemas surgidos durante as gravações, que levaram a muitas criticas, estão alguns problemas de saúde com algumas crianças, uma delas com uma queimadura na cara, feita enquanto cozinhava.

O colunista do New York Post
Adam Buckman é uma das vozes mais críticas que atacaram o programa. «A CBS quer entretê-lo com crianças a chorar. Se é um psicopata do tipo que acha isto intrigante, então assinale sem falta no seu calendário quarta-feira, 19 Setembro - a data da estreia da nova série da CBS Kid Nation
, escreveu Buckman num artigo publicado ontem.

Para quem não quiser esperar até essa data, o articulista, sugere, num tom jocoso, que se aceda ao sítio da cadeia televisiva na Internet para ver o vídeo promocional.

A CBS, por seu lado, defende-se de todas as acusações, garantindo que todas as crianças que sofreram «pequenos ferimentos» foram «prontamente assistidas por profissionais».

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados