Wembley no centro da Europa

6 out 2000, 22:34

Este sábado disputam-se 21 jogos de qualificação para o Mundial-2002 O Inglaterra-Alemanha de amanhã será o centro das atenções e vai relegar para segundo plano os restantes encontros que se vão disputar por toda a Europa. Além do valor das duas equipas em confronto, vai estar em causa a despedida do lendário Estádio de Wembley que em breve será demolido para dar lugar a nova estrutura.

O Inglaterra-Alemanha é a principal atracção entre os 21 jogos da segunda jornada europeia de qualificação para o Mundial-2002 que se vão disputar este sábado por toda a Europa. Mais do que o valor das duas selecções, estará em causa a despedida do lendário Estádio de Wembley que será demolido para dar lugar a uma nova estrutura. 

As duas equipas, que já se tinham encontrado na fase final do Euro-2000, voltam a encontrar-se, agora, em Wembley numa reedição do jogo mais recordado do mítico estádio londrino, a polémica final do Mundial-66 que os ingleses venceram por 4-2. 

Destaque também para o Itália-Roménia, jogo onde Paolo Maldini irá alcançar a sua 113.ª internacionalização e, finalmente, bater o record detido por dino Zoff. A Itália empatou (2-2) na primeira jornada com a Hungria e procura a sua primeira vitória frente à Roménia que já não contará com Hagi. 

Este jogo marcará a estreia de Giovanni Trapattoni como seleccionador num jogo em itália, mais precisamente em San Siro, onde, tal como Maldini, o técnico se estreou como jogador na Série A. Há sete anos que a «squadra azzurra» não joga em San Siro e Trapattoni ficou satisfeito com a escolha do estádio. «Sinto-me em casa em San Siro. Foi lá que comecei a minha carreira como jogador e como treinador no Milan», referiu Trapattoni. 

A Roménia, por seu lado, jogará de luto devido à recente morte de Catalin Haldan, internacional romeno, de 24 anos, que faleceu, vítima de colapso cerebral, na quinta-feira no decorrer de um encontro particular do Dínamo Bucareste com uma equipa da II divisão. Os internacionais romenos vão, assim, jogar de braçadeiras negras. 

A Holanda, adversária de Portugal no Grupo 2, também procura a primeira vitória depois do empate (2-2) concedido no Arena frente à República da Irlanda. 

O Jugoslávia-Rússia foi, naturalmente, adiado para uma data ainda por definir devido à situação politica que se vive no país depois da «queda» de Milosevic. 

Entretanto, no único encontro antecipado, a Macedónia bateu o Azerbaijão, em Skopje, por 3-0, em jogo do Grupo 4. 
 

Grupo

Jogo

Local

Resultados

1

Luxemburgo-Eslovénia

Luxemburgo

 

1

Suíça-Ilhas Feroé

Zurique

 

1

Jugoslávia-Rússia

(adiado)

 

2

PORTUGAL-Rep. Irlanda

Lisboa

 

2

Andorra-Estónia

Andorra

 

2

Chipre-Holanda

Nicósia

 

3

Bulgária-Malta

Sófia

 

3

Irlanda do Norte-Dinamarca

Belfast

 

3

Rep. Checa-Islândia

Teplice

 

4

Macedónia-Azerbaijão

Skopje

3-0

4

Suécia-Turquia

Gotemburgo

 

4

Moldávia-Eslováquia

Kishinev

 

5

País de Gales-Noruega

Cardiff

 

5

Arménia-Ucrânia

Erevan

 

5

Polónia-Bielorrússia

Lodz

 

6

Letónia-Bélgica

Riga

 

6

São Marino-Escócia

Serravalle

 

7

Liechtenstein-Áustria

Vaduz

 

7

Espanha-Israel

Madrid

 

8

Lituânia-Geórgia

Kaunas

 

8

Itália-Roménia

Milan

 

9

Inglaterra-Alemanha

Londres

 

9

Grécia-Finlândia

Atenas

 

Patrocinados