Leão encoraja Rivaldo e esquece Roberto Carlos

30 out 2000, 19:07

Convocados do Brasil

O novo seleccionador do Brasil, Émerson Leão, divulgou hoje (segunda-feira) a sua primeira lista de convocados para o próximo encontro frente à Colômbia, referente à fase de qualificação para o Mundial 2002.  

O jogo será realizado no dia 15 de Novembro, no Morumbi, em São Paulo. As novidades da convocatória são o guarda-redes/goleador do São Paulo, Rogério Ceni, o médio do Ponte Preta, Mineiro e o avançado do Flamengo, Adriano, em quem Leão confessou depositar grandes esperanças. Na conferência de imprensa para o anúncio dos convocados, o seleccionador brasileiro destacou também que conta atribuir a Rivaldo um papel determinante na manobra ofensiva do conjunto. 

O seleccionador admitiu que pensa construir a equipa em torno de um núcleo de jogadores do Vasco da Gama, embora tenha chamado oito futebolistas a actuar no estrangeiro. Roberto Carlos, do Real Madrid, é a ausência mais notada neste lote, uma exclusão provavelmente ditada pelo conflito que nas últimas semanas protagonizou com Romário. 

O técnico brasileiro não poderá sentar-se no banco para observar o jogo da sua equipa, pois foi suspenso durante 20 dias pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter protestado com o árbitro Fabiano Gonçalves, no encontro entre o Vitória e o Sport. Os advogados de Leão recorreram do castigo, conseguiram a redução da pena inicial (60 dias), mas ainda não se sabe qual a decisão final do STJD.  

O Brasil ocupa o segundo lugar da classificação sul-americana, com 17 pontos, a cinco do primeiro classificado, a Argentina. Os quatro primeiros têm acesso directo a participar na competição mundial. 

Convocados do Brasil: Rogério Ceni (São Paulo), Bosco (Sport Recife); Cafu (AS Roma), Silvinho (Arsenal), Junior (Parma), Edmilson (Lyon), Lucio (Internacional), Roque Junior (Milão); Vampeta (Inter de Milão), César Sampaio (Deportivo de Corunha), Mineiro (Ponte Preta), Juninho Pernambuco ( Vasco da Gama), Juninho Paulista (Vasco da Gama), Rivaldo (Barcelona); Franca (São Paulo), Marques (Atlético Mineiro), Romário (Vasco da Gama) e Adriano (Flamengo).

Patrocinados