Japão e Coreia de acordo quanto ao nome do Mundial 2002

15 mar 2001, 16:35

Está terminado o conflito Os nipónicos defendiam que o nome do Japão deveria preceder o da Coreia do Sul. Sob a mediação da FIFA, os dois países chegaram a acordo nesta quinta-feira, determinando que em cada anfitrião escolherá a ordem dos países.

O conflito entre o Japão e a Coreia do Sul, relativo ao nome a adoptar para o Mundial 2002, está terminado. «Campeonato do Mundo 2002 Coreia/Japão» será a denominação adoptada em documentos oficiais, escritos em inglês, mas no Japão será ignorado o nome dos dois países. 

Os nipónicos defendiam que o nome do Japão deveria surgir antes da Coreia, numa pretensão imediatamente rejeitada pelos sul-coreanos.  

O «acordo de cavalheiros» agora alcançado foi conseguido no final de uma reunião entre o Japão, a Coreia e dirigentes da FIFA. Ficou determinado que nos documentos emitidos em cada um dos países, os anfitriões poderão alterar a ordem dos nomes livremente. 

Japão e Coreia do Sul irão receber os vários encontros do Mundial 2002, com o primeiro jogo agendado para Seul (Coreia) e o último para Yokohama (Japão).

Patrocinados