FIFA pondera limitar torneio olímpico a sub-23

8 set 2000, 19:12

Problemas entre clubes e selecções em causa

A FIFA está a ponderar algumas alterações ao formato do Torneio Olímpico de futebol, entre as quais o fim da permissão de inscrição de três jogadores com mais de 23 anos por selecção. 

«Neste momento o torneio masculino é basicamente uma competição sub-23, com a possibilidade de cada equipa ter três jogadores de mais idade. Mas apenas cinco das 16 equipas presentes terão jogadores com mais de 23 anos, por isso essa regra pode ser revista pelo comité executivo», afirmou em Sydney Keith Cooper, director de comunicações da FIFA. 

A regra dos três sobre-23 foi introduzida para os Jogos de Atlanta, há quatro anos, e foi mais uma tentativa de remodelar uma prova que foi sempre atribulada, presa de um braço-de-ferro entre a FIFA, que não queria que o torneio olímpico retirasse brilho às suas grandes competições, e o Comité Olímpico Internacional. 

A revisão da regra prende-se também com uma tentativa de minimizar os velhos problemas entre clubes e selecção, cujo caso mais recente é o do nigeriano Kanu, que não quis ir aos Jogos, também por pressão do Arsenal. A FIFA, cujo comité executivo se reunirá em Sydney na próxima segunda-feira, dia 11, admite também rever as regras para essa relação.  

«Este assunto já está mais que batido, mas continuará a ser assim até que seja introduzido o novo calendário unificado», afirmou Keith Cooper. 

Entretanto, a organização do torneio olímpico anunciou hoje que espera ter mais de um milhão de espectadores nos jogos da prova. O torneio, que se disputará nas cidades de Melbourne, Brisbane, Adelaide e Camberra, inicia-se a 13 de Setembro, dois dias antes

Patrocinados