Espanha- Real Madrid salvou-se por milagre (2-2)

3 mar 2001, 23:06

Corunha não aproveitou empate do líder Com Figo em plano discreto, a acusar algum desgaste físico, os 90 minutos do clássico de Chamartin mostraram um Barcelona superior, que só não chegou ao triunfo por força da duvidosa anulação de um golo de Rivaldo no último minuto. Mas os «merengues» acabaram por ganhar terreno, uma vez que o Corunha foi derrotado em Maiorca.

Um milagre salvou o Real Madrid da derrota contra o Barcelona. Um milagre chamado árbitro assistente, que anulou um golo de Rivaldo no prolongamento por fora de jogo posicional de três dos seus colegas, numa partida muito emocionante em que os catalães mereceram a vitória perante um fraco Real Madrid e um fraco Figo - em especial na segunda parte. 

A partida começou bastante equilibrada, com maior posse de bola para o Barcelona, mas com um Real Madrid que procurava jogadas de ataque nos primeiros minutos. Depois de um cabeceamento de Kluivert que saiu fora, e um remate de Figo que saiu por cima da trave, chegou o primeiro golo dos locais. Foi uma estranha jogada, que começou com um remate muito afastado de Roberto Carlos que acabou por converter-se num espectacular cruzamento para Raúl, que superou o guarda-redes Reina com muita calma. 

O golo fez o Real ficar na defesa e deixar para o Barcelona a posse da bola e o domínio quase absoluto do ataque, com uma grande exhibição de Overmars pela zona esquerda. Os «merengues» só conseguiram algumas oportunidades em minutos isolados de pressão, após os quais Figo desapareceu definitivamente da partida. O empate anunciava-se, e chegou numa jogada de Rivaldo, que aproveitou um enorme buraco no meio da defesa local, driblou Casillas e marcou à vontade. 

Mas, tal como na semana passada, a fortuna esteve com o Real. Na jogada seguinte ao empate, um bom cruzamento de Helguera na esquerda acabou, após um ressalto, nos pés de McManaman, que rematou a bola por entre as pernas do guarda-redes visitante. A bola bateu no poste e no guarda-redes e finalmente ficou morta sobre a linha de golo para Raúl só ter de empurrá-la para dentro. Era o minuto 36 e, até o intervalo, tudo voltou a ser como antes do empate. 

Na segunda metade, o Barcelona insistiu no seu domínio, enquanto o Real aguentava o melhor que podia. Com os locais fechados na sua área, os catalães procuraram os remates de longa distância que uma e outra vez saíram fora da baliza ou acabaram com boas intervenções de Casillas. Mas o melhor jogador da partida, Rivaldo, acabou por encontrar a rede no minuto 69. 

A reacção local foi curta e má, e se houve alguma equipa a merecer a vitória foi o Barcelona. E tê-la-ia conseguido se não tivesse chegado o milagre. Mais um remate de Rivaldo de fora da grande área bateu na perna de Helguera e entrou na baliza. E quando os madridistas já estavam a lamentar-se da derrota, a bandeira salvadora do assistente anulou o tanto. Junto com Helguera, estavam dentro da área três jogadores visitantes em posição de fora de jogo. Uma decisão muito duvidosa que salvou os madrilenos. 

Após este resultado, a situação no campeonato continua quase igual à da jornada anterior. O Barcelona mantém-se a nove pontos do líder Real, que aumentou a diferença para o Corunha - cifra-se agora em cinco pontos. 

Ficha do jogo 

No Santiago Bernabéus, sob a arbitragem de Losantos Omar, as equipas alinharam: 

Real Madrid- Casillas; Míchel Salgado, Hierro, Karanka e Roberto Carlos; Figo, Helguera, Makelele e McManaman (Munitis, 75m); Raúl e Morientes (Guti, 59m).

 
Barcelona- Reina; Gabri, Reiziger, De Boer e Sergi; Luis Enrique (Alfonso, 68m), Guardiola (Xavi, 80m), Cocu e Overmars (Gerard, 83m); Rivaldo e Kluivert.

 
Marcadores: 1-0, Raúl, 7m; 1-1, Rivaldo, 35m; 2-1, Raúl, 36m; 2-2. Rivaldo, 69m. 

Disciplina: Cartões amarelos a Helguera, Makelele, e Roberto Carlos, do Real Madrid, e a Gabri, do Barcelona. 

Corunha caiu em Maiorca 

O mais surpreendente do resto da jornada foi a derrota do Deportivo da Corunha em Maiorca (2-1), que não só impediu os galegos de aproveitar o empate do Real Madrid, como ampliou o avanço do líder para cinco pontos. Eto'o marcou para a equipa das Ilhas Baleares muito cedo e Ibagaza ampliou a vantagem já na segunda metade. O golo de Makaay não foi suficiente para conseguir anular a vantagem dos locais numa partida em que o português Hélder disputou os noventa minutos. 

O terceiro classificado, o Valência, só conseguiu um empate com muitas dificuldades na visita a Saragoça. Esnáider marcou um lindo golo para os locais, mas uma grande penalidade muito discutida na seunda parte permitiu Mendieta conseguir o empate. 

Na outra partida da jornada, o Real Sociedad conseguiu uma importante vitória para tentar sair das posições de despromoção e impôs-se ao Rayo Vallecano por dois a zero, num jogo onde Hélder jogou a titular mas foi substituido no minuto 60 por Dani Bouzas. 

Resultados da 25ª jornada 

Sábado, 3 de Março 

Real Madrid ¿ Barcelona, 2-2

Maiorca ¿ Corunha, 2-1

Real Sociedad ¿ Rayo Vallecano, 2-0

Saragoça ¿ Valência, 1-1

Patrocinados