Barcelona acusa o árbitro: «Roubaram-nos a carteira!»

4 mar 2001, 00:13

Golo anulado indigna a Catalunha Começando pelo presidente Gaspart («sinto-me como se me tivesse roubado a carteira») e terminando nos jornais da Catalunha («Assalto no Bernabéu» é a manchete do Sport), passando pelos jogadores, ninguém do lado do Barcelona quer medir as palavras de indignação pelo golo anulado a Rivaldo.

A comitiva do Barcelona abandonou Madrid indignada e queixando-se de ter sido roubada pelo árbitro basco Losantos Omar, que anulou um golo, aparentemente legal, à equipa catalã no minuto 92 da partida. O remate certeiro de Rivaldo teria implicado a vitória dos culés no estádio do líder do campeonato. O vice-presidente do clube, Ángel Fernández, afirmou que a partida «foi um assalto», afirmação com a que concordou o presidente Joan Gaspart, que afirmou sentir-se «como se lhe houvessem roubado a carteira». 

«Estou indignado. Não encontrei ninguém que me reconhecesse que o golo foi legal. Assim não se pode ir pelo Mundo», queixou-se o presidente, que pediu explicações ao árbitro: «Tem de explicar por que anulou o golo, se todos viram que foi legal. O árbitro esteve perfeito durante toda a partida. O que não pode acontecer é que, quando o árbitro concede o golo, não mantenha a sua decisão e que o assistente, que não levantou a bandeira, a rectifique». 

«Não há um só culé neste momento que não esteja indignado. Contentes sim, porque jogamos melhor, mas indignados pelo resultado», assinalou o presidente catalão, que pediu ao Comité de Competição que rectificasse o resultado, embora sabendo que tal é impossível. «Se amanhã se reunisse o Comité e visse o vídeo, os três pontos deviam ser-nos atribuídos. Nós ganhámos a partida». 

Gaspart felicitou o presidente local pelo seu comportamento, mas criticou a ironia de algumas pessoas do clube. «Florentino Pérez portou-se como um senhor. Toda a gente do Real Madrid nos felicitou, porque jogámos muito bem, porque se merecemos ganhar, mas gostaria que houvesse menos brincadeiras, porque na verdade ganhámos a partida», afirmou. 

O dirigente desafiou também a imprensa de Madrid. «Se amanhã disserem que não roubaram a partida ao Barcelona é porque ou não têm dignidade ou são cegos. Se aqui em Madrid têm coragem, que venham dizer-me digam que o golo não foi legal», disse Gaspart, insistindo que a sua equipa não perdeu ainda a Liga.  

A imprensa de Barcelona não tem dúvidas: «Assalto no Bernabéu» titula o Sport enquanto o Mundo Deportivo diz que «Roubaram o Barça no Bernabéu». 

Todo o plantel do Barcelona fala de roubo. «É uma pena que nos tenham roubado a partida», concordaram o treinador Serra Ferrer e o guarda-redes Reina. «Anularam-nos um golo legal», disse Luis Enrique e o ex-madridista Alfonso afirmou sentir-se «indignado».

Patrocinados