Londres: Papa poderá reunir-se com vítimas de padres pedófilos

Redação , AR
10 set 2010, 16:53
Procissão das velas (LUSA)

A informação foi avançada, em Roma, por um porta-voz do episcopado britânico, mas ainda não foi confirmada pelo Vaticano

O Papa Bento XVI poderá encontrar-se com uma dezena de vítimas de padres pedófilos durante a visita de Estado à Grã-Bretanha, de 16 a 19 de Setembro. A informação foi avançada esta sexta-feira, em Roma, por um porta-voz do episcopado britânico, citado pela Lusa.

O Papa poderá «encontrar-se com dez pessoas, provavelmente em Londres, devido à sua agenda apertada», disse Jack Valero, porta-voz da Conferência Episcopal de Inglaterra e do País de Gales para a beatificação do cardeal Newman. Essas 10 pessoas, todas britânicas, devem permanecer anónimas, precisou.

Já o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, mostrou-se mais prudente sobre o encontro, mas não o excluiu completamente.

«É uma possibilidade: não o posso excluir, mas também não o posso anunciar oficialmente neste momento», disse o padre Lombardi.

«O papa já se encontrou com vítimas de abusos, mas [os encontros] não são anunciados. Eles realizam-se de forma discreta porque um evento dessa natureza não pode ser cercado de ruído que pode não ser apreciado pelos participantes. E isso vale também para essa viagem», acrescentou.

O porta-voz garantiu também que o Vaticano «não está inquieto» quanto às manifestações anunciadas contra Bento XVI durante a visita. «Não estamos preocupados. O eco mediático é superior à realidade da situação», defendeu.

A visita de Bento XVI será a primeira visita de Estado de um Papa ao Reino Unido.

Relacionados

Patrocinados