O mundo “escapou por pouco a uma catástrofe nuclear na última noite", diz embaixadora dos EUA

CNN
4 mar 2022, 18:15
Linda Thomas-Greenfield

Linda Thomas-Greenfield alerta: "centrais nucleares não podem fazer parte deste conflito”. E pede a Putin que pare já com "esta loucura"

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU disse esta sexta feira, no Conselho de Segurança da ONU, que o mundo "escapou por pouco a uma catástrofe nuclear na noite passada", após o incêndio na central nuclear de Zaporizhzhia .

Linda Thomas-Greenfield classificou as ações dos militares russos, na madrugada desta sexta-feira, como “imprudentes” e “perigosas”, realçando que colocaram em risco a maior central nuclear de toda a Europa e ameaçaram a segurança de civis quer na Rússia como em todo o continente.

A embaixadora norte-americana pediu ainda que Rússia retire as suas tropas da central de modo a garantir que os operadores tenham acesso total ao complexo e possam comunicar com os reguladores nacionais e internacionais, garantir mudanças de turno e a estabilidade da infraestrutura.

“A Rússia tem de parar quaisquer demonstrações de força que possam colocar em perigo os 15 reatores nucleares operacionais espalhados pela Ucrânia”, apelou Linda Thomas-Greenfield.

Thomas-Greenfield enalteceu “a capacidade que os operadores ucranianos tiveram, mantendo os seis reatores em funcionamento e em condições seguras, enquanto a central estava a ser atacada, e reportar, como foram capazes, ao regulador”.

“Estamos profundamente gratos que os operadores ucranianos estejam a fazer o seu trabalho sob condições extremamente duras. (…) Centrais nucleares não podem fazer parte deste conflito”, referiu.

A embaixadora disse ainda ao Conselho de Segurança da ONU que Putin tem estado a ignorar todos os apelos internacionais e “temos assistido a uma nova escalada de violência que representa uma ameaça para toda a Europa e para o mundo”.

“Sr. Putin, tem de parar com esta loucura e tem de parar já. Cabeças mais frias devem prevalecer”, apelou embaixadora dos EUA

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados