"Passou pelo inferno", viu os pais morrerem e fez quatro anos em cativeiro. Abigail Edan foi libertada pelo Hamas

26 nov 2023, 17:16
Senadora norte-americana, Susan Collins, segura fotografia de Abigail Edan durante conferência de imprensa em Telavive (Ohad Zwigenberg/AP)

É a primeira refém com nacionalidade norte-americana a ser libertada pelo Hamas

Abigail Edan foi raptada a 7 de outubro pelos combatentes do Hamas. Os pais foram mortos e os irmãos, de 6 e 10 anos, conseguiram esconder-se num armário ao longo de 14 horas.

A menina não teve a mesma sorte, e foi uma das mais de 200 pessoas levadas naquele dia para a Faixa de Gaza. Agora, e segundo confirmou o presidente dos Estados Unidos, a criança de quatro anos foi libertada.

Bem-disposto, Joe Biden confirmou que Abigail Edan, que tem dupla nacionalidade israelita e norte-americana, faz parte do grupo de 17 reféns libertados este domingo. "Ela está livre e está em Israel", confirmou o presidente norte-americano.

"Agora está livre, e a Jill [Biden] e eu, como tantos outros norte-americanos, estamos a rezar para que ela fique bem", reiterou.

Agora com quatro anos, a criança passou quase dois meses refém do Hamas, sendo que completou o quarto aniversário já em cativeiro. “Ela fez quatro anos apenas há dois dias”, confirmou o conselheiro nacional de segurança, Jake Sullivan.

Agora vai para casa, depois de vários dias em que “passou pelo inferno”, segundo o próprio Jake Sullivan.

Abigail Edan faz parte do terceiro grupo de reféns libertados pelo Hamas. Além da criança, outros 13 cidadãos com nacionalidade israelita e mais três tailandeses foram libertados.

A libertação destas pessoas acontece no âmbito do acordo de troca de reféns sequestrados pelo movimento islamita Hamas por prisioneiros palestinianos em Isarel, estimando-se que 39 palestinianos sejam libertados ainda das prisões israelitas.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Mais Lidas

Patrocinados