Elogios ao Sporting na imprensa russa

26 set 2000, 13:28

Sá Pinto e Schmeichel em destaque Sá Pinto e Schmeichel são os jogadores do Sporting em destaque na imprensa russa, antes do jogo entre a equipa portuguesa e o Spartak Moscovo. O treinador Romantsev e o avançado Titov, por seu lado, não poupam elogios ao próximo adversário.

A vinda do Sporting a Moscovo está a prender a atenção da imprensa desportiva russa, embora o grande destaque vá para os Jogos Olímpicos de Sydney.  

Sá Pinto e Schmeichel são os dois jogadores que merecem mais páginas e fotografias nos jornais de Moscovo. O Expresso do Desporto, inclusivamente, publica um suplemento com Peter, o grande, como chamam a Peter Schmeichel, na capa, e um trabalho fotográfico com a carreira de Sá Pinto. 

A ausência de João Pinto, castigado depois de ter sido expulso em Leverkusen, é tida como a principal baixa do Sporting, mas Oleg Romantsev, treinador do Spartak, considera que sem o avançado os portugueses têm apenas «menos 0,1 por cento de hipóteses» de vencer o jogo. 

E essas hipóteses nem são assim tão pequenas, confidencia o técnico ao Euro-Futebol, um jornal semanal russo. «No Campeonato da Europa a Selecção portuguesa mostrou um futebol muito razoável e considero o Sporting um representante significativo desse futebol português. Apesar dos resultados negativos com Real Madrid e Bayer Leverkusen, mostraram um jogo sóbrio e continuam a ter oportunidade de passar.» 

Romantsev é elogioso mas não chega aos pés de Titov, a estrela da equipa, que vai mais longe que o seu treinador e considera o Sporting favorito à vitória no grupo. «O mínimo é fazer seis pontos nos jogos em casa», diz o internacional russo ao jornal Futebol, falando nas possibilidades de apuramento do Spartak. Isso implica vencer Sporting e Real Madrid no estádio Luzhniky, a que se devem juntar dois empates fora de casa para atingir o objectivo dos 11 pontos, marca que garante o apuramento. «O Sporting é uma equipa muito parecida ao Spartak», prossegue Titov. «Está muito bem preparada fisicamente e nalguns momentos faz lembrar o Manchester United.» 

E entre análises ao Sporting que recordam o número de anos que a equipa esteve sem ganhar o campeonato ou o poder dos livres de André Cruz, também não escapam umas incorrecções. Como a do jornal que dá Paulo Bento na equipa provável, quando o médio português está impedido de participar em provas internacionais depois dos acontecimentos do jogo da meia-final do Campeonato da Europa entre Portugal e França.

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados