Parlamento obriga filho de Marcelo a prestar declarações sobre o caso das gémeas

19 jun, 14:56

Deputados ameaçam levar Nuno Rebelo de Sousa ao Ministério Público por desobediência

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas vai obrigar o filho do Presidente da República a prestar esclarecimentos.

Isso mesmo foi anunciado pelo presidente da CPI, Rui Paulo Sousa, que disse que Nuno Rebelo de Sousa “terá de vir, seja presencialmente ou por videoconferência, mas terá de vir”, mesmo que o filho do chefe de Estado se tenha recusado a tal.

O responsável referiu que, caso Nuno Rebelo de Sousa continue a recusar prestar esclarecimentos, então o Parlamento vai avançar para o Ministério Público com uma queixa por desobediência qualificada, "um dos crimes previstos neste caso".

“Todos os grupos estiveram de acordo, não é aceite o tipo de justificação que foi dada”, acrescentou Rui Paulo Sousa, afirmando que “não dá para entender” a versão de Nuno Rebelo de Sousa.

Em paralelo, o deputado do Chega anunciou também que a mãe das gémeas vai prestar declarações de forma presencial, em vez do formato videoconferência que estava inicialmente previsto.

O filho de Marcelo foi notificado para esclarecer o país sobre o papel que teve no caso das gémeas perante os deputados e respondeu, através do seu advogado, que "não pretenderá (...) prestar qualquer depoimento na comissão parlamentar de inquérito em causa ou fornecer qualquer esclarecimento ou ponderar fornecer qualquer documento, e, aliás, não apenas perante a CPI, mas perante qualquer outra entidade que não a entidade do (...) inquérito criminal, (...) o Ministério Público". 

Uma justificação que a CNN Portugal já tinha avançado que não iria ser aceite. Isto porque em causa pode estar um crime de desobediência qualificada, que, de acordo com o regimento, terá de ser transmitido ao Ministério Público, como o próprio Rui Paulo Sousa fez menção.

Desde novembro do ano passado, altura em que a TVI e a CNN Portugal revelaram a alegada cunha presidencial, Nuno Rebelo de Sousa remeteu-se sempre ao silêncio. 

Seis meses depois, o Presidente da República confessou que cortou relações com o filho após a polémica. 

Nuno Rebelo de Sousa é a chave deste caso que envolve quatro milhões de euros do erário público, tal como a mãe das gémeas que fez estalar a polémica quando admitiu que foi através dos contactos com o chefe de Estado que conseguiu ter acesso ao medicamento, então o mais caro do mundo.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados