Rayo em alvoroço e Goikoetxea quase na rua

30 set 2001, 13:20

Balneário está contra o treinador e os resultado não ajudam A equipa onde joga Hélder passa por momentos complicadíssimos, com o técnico a acusar os jogadores de «informadores» dos jornais e a equipa a perder. Poderá haver «chicotada psicológica».

As coisas vão mal em Madrid. Não, desta vez não tem nada que ver com o Real, mas com a equipa do bairro de Vallecas, o Rayo. Pois é, a equipa onde joga o português Hélder passa por momentos muito complicados, com o treinador a acusar jogadores de deslealdade e os implicados a responderem à letra, dizendo que com aquele técnico não trabalham mais. 

Tudo começou na quinta-feira passada, quando Andoni Goikoetxea excluiu da convocatória dois habituais titulares, acusando-os de serem «chivatos», ou seja pessoas que passaram informações confidencias para a imprensa. Em dois dias consecutivos os «informadores» passaram ao diário «ABC» dados sobre a reunião de balneário, provocando mal-estar no plantel. 

Os excluídos por Goiko foram Luís Cembranos e Hernandez, que agora acusam o treinador, dizendo mesmo que não vão continua a trabalhar com ele, porque têm vergonha de passarem pela rua com as suas famílias e serem olhados como traidores. O director-geral do Rayo, entretanto, disse que, para já o técnico vai continuar, mas se as coisas continuarem a correr mal pode ser que haja uma nova decisão. 

Nos dias que antecederam o jogo de ontem com o Espanhol viveram-se situações de muita tensão. Na partida para Barcelona, Goikoetxea e Lopetegui quase se envolveram numa bulha, embora tenham gritado e trocado insultos de forma bem notória. O jogador só foi convocado porque não há mais guarda-redes disponíveis no plantel, caso contrário teria ficado em Madrid, pois o técnico já disse que o queria ver fora do clube. 

A situação piorou ainda mais ontem à noite, com a derrota (3-1) no terreno do Espanhol. Com apenas um ponto averbado em cinco jogos, Andoni Goikoetxea já não tem mão no balneário e o clube dificilmente poderá tolerar a sua continuidade à frente da equipa. Muito provavelmente deverá haver desenvolvimentos nas próximas horas.

Patrocinados