Um dia especial na vida do Trofense

22 nov 2002, 14:52

Clube da Trofa defronta F.C. Porto pela primeira vez em competições oficiais A equipa da Trofa, que milita na III Divisão, tentará, nas Antas, aposta numa «pontinha de esperança» entre o «enorme favoritismo» do F.C. Porto.

O Trofense visita, este domingo, o Estádio das Antas e vai tentar ser «tomba-gigantes» frente ao líder da Superliga. Com 72 anos de história, o clube da Trofa disputará o seu primeiro duelo oficial com a colectividade portista, de quem é filial. A ligação do F.C. Porto à Trofa é bastante grande. Trata-se de um jovem concelho (um dos mais recentes do país) que se situa a cerca de 25 quilómetros do Porto. O Hospital da Trofa é uma das unidades clínicas mais utilizadas pelas diversas modalidades do F.C. Porto, sendo, aliás, uma das empresas associadas à SAD portista.

Treinado pelo sérvio Maki (que está radicado em Portugal há 13 anos e chegou a jogar no Marítimo e no União de Leiria), o Trofense milita na Série B da III Divisão Nacional, encontrando-se, neste momento, em sétimo lugar na tabela.

Como nunca disputou o escalão principal do futebol português, só os acasos da Taça de Portugal proporcionam ao Trofense duelos com grandes nomes. Foi assim há nove épocas, em 1993/94, quando a equipa da Trofa chegou aos quartos-de-final, sendo eliminada, em Alvalade, pelo Sporting, numa derrota de 3-1. Há precisamente 20 anos, em 1982, outra deslocação a Alvalade teve um desfecho ligeiramente mais desnivelado: 4-1 para os leões.

Sem quaisquer obrigações ou responsabilidades, os homens da Trofa vão às Antas para usufruirem o momento ¿- único para tantos deles ¿- de actuarem num dos maiores palcos do futebol português. A responsabilidade, dizem, é «cem por cento do Porto». O favoritismo também. Já sobre o que se vai passar dentro do campo, é como diz Miguel, defesa-central, 39 anos, o mais experiente credenciado entre os jogadores do Trofense. «Às vezes no futebol há surpresas do arco da velha...»

E é acreditando nessa «pontinha de esperança» que cerca de 1500 adeptos do Trofense irão apoiar a sua equipa às Antas. O clube da Trofa dispõe, nos seus registos, de cerca de 1100 sócios. Mas o número de apoiantes será maior, com um forte contingente de crianças das escolas do concelho, que terão entrada gratuita no Estádio das Antas.

Leia ainda:

Patrocinados