«Vou aprender Português...» (Pavlin)

18 jun 2000, 20:27

Esloveno não confirma F. C. Porto mas diz quase tudo Quinta-feira é o dia apontado por Pavlin como a data da decisão. Ou do anúncio oficial, já que o médio esloveno acabou por dizer quase tudo depois de um jogo presenciado por emissários do clube das Antas.

AMESTERDÃO - Pavlin é um dos homens do momento, por força da mais que provável transferência para o F. C. Porto, clube com o qual se deverá comprometer para as próximas quatro épocas. 

No final do encontro frente à Espanha o esloveno disponibilizou-se para conversar com jornalistas portugueses. 

O centrocampista não confirmou o acordo com os «dragões», remetendo a possibilidade de anúncio oficial para a próxima quinta-feira, mas teve uma tirada tão curiosa quanto reveladora. 

Depois de uma conversa mantida em alemão, foi pedido a Pavlin que respondesse a algumas questões em inglês. Entre sorrisos, o jogador recusou e disse: «Não se preocupem que eu vou aprender a falar Português!» 

Pavlin mostrou-se aliciado pela perspectiva de representar o F. C. Porto: «É uma grande equipa, com bastante prestígio na Europa. Joga habitualmente na Liga dos Campeões e essa é sempre uma boa forma de projectar a carreira de um jogador.» 

O futebol português não é realidade absolutamente desconhecida para o esloveno, assim como a provável futura equipa: «Conheço Zahovic, claro, e Drulovic, que são dois excelentes jogadores. Conheço também aquele avançado brasileiro alto [Jardel] e obviamente sei quem é Luís Figo, um dos grandes jogadores mundiais.» 

Luís Gonçalves, dirigente da SAD portista responsável pela equipa B e pelo futebol juvenil, esteve no Arena acompanhado pelo empresário Jorge Mendes. 

Os motivos da presença em Amesterdão não foram desvendados por nenhum dos dois, mas parece óbvio que Pavlin esteve na base da viagem. 

«Se for verdade é bom para o Porto» (Zahovic) 

Pavlin, médio de 28 anos que joga preferencialmente com o pé esquerdo, notabilizou-se ao serviço do Olímpia de Ljubljana, da capital eslovena. 

Depois de conquistar quatro títulos nacionais rumou à Alemanha. O Dínamo de Dresden foi a primeira paragem, à qual se seguiu o Friburgo. 

É a este último clube que Pavlin está ligado por mais um ano, ainda que na época passada tenha alinhado por empréstimo no Karlsruhe. 

Forte no jogo defensivo e nos passes à distância, o anunciado reforço do F. C. Porto revela-se, fora do campo, um homem calmo e culto. 

É pelo menos esta a avaliação feita por jornalistas eslovenos a um jogador de futebol que chegou a ser estudante de Economia. 

Zahovic, a estrela da Eslovénia, confirma a ideia. Com bastantes reservas por garantir nada saber, o ex-portista aceitou comentar a possibilidade de contratação de Pavlin por parte do seu antigo clube: «Sinceramente nada sei, ele não falou comigo sobre isso. Se for verdade fico contente, pois o F. C. Porto fica com um grande jogador e grande profissional. É, além disso, uma óptima pessoa, com quem gosto muito de jogar.» 

Sempre no condicional, Zahovic aceitou responder a uma questão óbvia - gostaria ele de jogar com Pavlin não só na selecção mas também nas Antas? «É muito cedo para falar no meu futuro. As propostas não apareceram, há tempo para isso até final do Europeu», declarou um dos dois melhores marcadores do Euro até ao momento.

Patrocinados