Ricardo Silva: «Pode ser que o Sporting acuse o desgaste da Liga dos Campeões»

25 ago 2000, 14:37

O central portista aponta o campeonato como prioridade O defesa-central do F.C. Porto recorda que na época passada foi a sua equipa que pagou, a nível interno, a factura de participar na prova milionária e espera que, desta vez, seja o Sporting a ressentir-se do desgaste. Sem pressa de renovar, Ricardo Silva não esconde a satisfação por ter começado a época a titular

Uma das surpresas destes início de temporada no F.C. Porto tem sido a afirmação de Ricardo Silva como titular. Aloísio ainda é uma opção respeitada, Jorge Andrade é um nome em ascensão, mas a verdade é que a dupla que se impõe no eixo da defesa é composta por Jorge Costa e Ricardo Silva. 

O defesa-central está motivado, mas não embandeira em arco: «O Porto tem quatro centrais. O Jorge Costa, o Aloísio, o Jorge Andrade e eu. Qualquer um de nós pode jogar, qualquer dupla é possível. Respeitarei qualquer opção e só prometo trabalhar para justificar a escolha». 

Sobre o momento portista, Ricardo Silva não disfarça a frustração que ainda sente após a eliminação frente ao Anderlecht: «Falhámos o objectivo da Liga dos Campeões, é verdade. Estamos tristes com isso, sobretudo pela forma como as coisas correram na quarta-feira». 

E agora, como vai ser o rumo da época portista? «Agora, há que lutar pela Taça UEFA, que é uma competição que tambem tem excelentes equipas. Vamos poder dar mais prioridade ao campeonato, mas também vamos olhar para Taça de Portugal e para a UEFA...» 
 

Contrariar favoritismo do Sporting 

Se o favoritismo do Sporting no campeonato tem sido uma opinião quase unânime, Ricardo Silva garante que os portistas tentarão provar que as coisas não são bem assim: «Respeito a opinião. O Sporting é o campeão em título e é normal haver a tendência de apontar o campeão como principal favorito. Mas vamos tentar contrariar essa ideia e conquistar o campeonato». 

E depois do falhanço da Liga dos Campeões, Ricardo Silva não esconde: «A nossa grande meta é reconquistar o título de campeões nacionais». 

Ricardo Silva tem uma opinião curiosa em relação àquilo que considera ser um dos trunfos do F.C. Porto: «Pode ser que o Sporting acuse o desgaste de participar na Liga dos Campeões. Isso aconteceu connosco na época passada, foi muito difícil conjugar Liga dos Campeões com a disputa do título. Pode ser que este ano seja o contrário...» 

Depois da vitória frente ao Benfica, na jornada inaugural, o central portista confia num novo triunfo diante de uma equipa de Lisboa, desta vez o Belenenses: «Vai ser complicado. Não vi o Belenenses na pré-temporada, mas sei que é uma boa equipa. Defende bem, está bem orientada...» 
 

Sem pressa de renovar 

Ricardo Silva termina este ano o contrato que o liga ao F.C. Porto. Agora que se está a afirmar como titular, a questão da renovação ganha ainda mais importância... «Pretendo continuar no F.C. Porto, que é onde me sinto bem. Não tenho pressa em renovar, quando chegar o momento isso resolver-se-á», comenta. 

Sobre o eventual interesse de outros clubes, facto que, a confirmar-se, poderá pesar no seu processo de renovação, Ricardo Silva garante nada saber: «Desconheço se houve sondagens de outros clubes. Se isso aconteceu, não passou por mim, mas pelo meu empresário».

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados