Superliga: veja o que falta na luta pela manutenção e faça contas

11 mai 2003, 22:52

Campeonato animado até final O campeonato vai ser animado até final por Santa Clara, Beira Mar, Académica e V. Setúbal.

Com o título de campeão nacional conquistado pelo F.C. Porto e os lugares do pódio também praticamente definidos (ao Benfica falta um ponto para garantir o segundo lugar que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões; ao Sporting falta uma vitória para assegurar o terceiro posto que garante o acesso à Taça UEFA), a emoção das últimas três jornadas da Superliga 2002/03 está guardada para o final da classificação. A luta pela permanência na principal divisão do futebol português está bem viva no final da 31.ª jornada e já estão definidas as (quatro) equipas (entre o 15.º e o 18.º lugar) que vão travar o combate final: Santa Clara, Beira Mar, Académica e V. Setúbal.

Os açorianos são quem está melhor colocado (15.º lugar), pois estão um ponto acima da linha de água e em lugar de manutenção; os sadinos são quem está pior, pois são os últimos, quatro pontos abaixo da linha de salvação. Pelo meio estão os outros dois clubes que desceriam à II Liga se o campeonato terminasse agora: o Beira Mar (16.º) e a Académica (17.º), ambas as equipas com 30 pontos. Com o Varzim no 14.º lugar, com 35 pontos (e a manutenção praticamente assegurada matematicamente) confira a classificação para ver a necessidade que os quatro aflitos têm de pontuar.

Refira-se que esta assumpção é tomada de acordo com a lógica que tem estado presente desde a temporada 1995/96, época em que as vitórias passaram a valer três pontos e os empates um. E ressalvando de novo que a única certeza absoluta é aquela que é dada pelos pontos, no entanto, apenas por uma vez uma equipa desceu ao obter 35 pontos (o Desp. Chaves, em 1997/98), aqueles que agora tem o Varzim a três encontros (nove pontos possíveis) do final. E, por outro lado, o mesmo Varzim garantiu a permanência na época passada com 32 pontos.

Sem jogos entre si até final

Com três jornadas para o fim, vários pontos vão ainda ser ganhos e perdidos, mas sempre frente a terceiros, ou seja, nenhuma das quatro equipas que ocupam os últimos lugares da tabela se vai encontrar até final. Já todas jogaram entre si os jogos das duas jornadas e como são quatro concorrentes para ocupar três lugares, um deles vai salvar-se de certeza e o confronto directo, neste momento, tem de ser feito equipa a equipa (e não num mini-campeonato entre todos).

Ora, entre estas quatro equipas há duas que têm vantagem sobre dois adversários (estando em desvantagem em relação ao quarto), e outras duas que têm vantagem sobre apenas um outro (estando em desvantagem em relação aos restantes dois concorrentes).

O Santa Clara está em vantagem relativamente ao Beira Mar (por golos após os dois empates entre ambos) e ao V. Setúbal (uma vitória e um empate); o Beira Mar está em vantagem sobre o V. Setúbal (uma vitória e um empate) e sobre a Académica (uma vitória e um empate). A Académica está em vantagem relativamente ao Santa Clara (uma vitória e um empate); o V. Setúbal tem vantagem sobre a Académica (uma vitória e um empate). [Veja os respectivos frente-a-frente no calendário]. Neste jogo de números que vão girando entre os vários adversários, fica registado como dado curioso que nenhuma destas equipas conseguiu ganhar os dois jogos da época a qualquer das outras.

Confira quais vão ser os três jogos que faltam a cada uma das quatro equipas, clicando aqui para ver a 34.ª jornada.

 

Mais Lidas

Patrocinados