Liga vai avançar com o estudo global do futebol português

9 fev 2003, 18:11

Para ter «dados concretos» sobre o que é mesmo preciso mudar O estudo está aprovado há cerca de um ano. A discussão sobre os quadros competitivos aumentou a urgência de se conhecer a realidade.

A Liga de Clubes vai avançar, em breve, com o tão aguardado estudo global do futebol português. Esse estudo, pedido pelos mais variados quadrantes do desporto-rei em Portugal, já foi aprovado em Assembleia Geral da Liga há cerca de um ano, mas a verdade é que ainda não foi concretizado na prática.

Numa altura em que a discussão sobre a reformulação dos quadros competitivos gera tanta polémica entre Liga e a Federação, o organismo que gere o futebol profissional sente a necessidade de conhecer «a fundo» a realidade socio-económica em que se enquadra o futebol em Portugal. «Trata-se de um estudo sério e profundo. A ideia é analisarmos em detalhe tanto o futebol profissional como o não profissional», adiantou o secretário-geral da Liga, Emanuel Medeiros, em declarações ao Maisfutebol.

A Liga lançou um concurso público e, ao que apurámos, está já na fase de adjudicação do projecto a uma empresa, que terá como missão formular um «raio X» sobre a actua situação do futebol português: «Queremos saber quanto dinheiro é movimentado, que receitas são geradas, quanto os clubes gastam, as realidades económicas e geográficas que estão à volta de tudo isto», explica Medeiros.

Repensar tudo

A ideia é que esse «estudo global» esteja pronto a tempo de poder dar «dados concretos» que ajudem a formular um novo quadro competitivo para os campeonatos nacionais: «Uma coisa é pensar em conceitos no abstracto e ter ideia que podem ser importantes. Mas outra, totalmente diferente, é objectivar essas ideias em números, no conhecimento concreto da realidade», insiste o secretário-geral da Liga.

Emanuel Medeiros garante que a Liga está «aberta a repensar tudo» e tem a noção de que há «muita coisa a mudar» no futebol português. «A recessão económica mundial, as mudanças impressionantes a que temos assistido no último ano obrigam-nos a pôr tudo em discussão. Vamos promover um conjunto de debates e conferências com os melhores especialistas. A Liga quer repensar tudo e vai contribuir para a discussão. Agora, o que não admitimos é que outros queiram decidir as coisas só por eles e disparem tiros para o ar».

Daí que a Liga apela a um clima de «diálogo e discussão aberta» até que se consiga chegar a uma «mudança para melhor» no futebol português.

Leia ainda:

Mais Lidas

Patrocinados