Saiba tudo sobre o Euro aqui

Esqueçam a Nª. Sª. do Caravaggio e de Fátima, chegou o selecionador sem superstições e há novidades sobre Pepe, Conceição e um titular absoluto

17 jun, 18:14

Na conferência de imprensa antevisão antes do primeiro jogo de Portugal na fase final do Euro 2024, Roberto Martínez lembrou que a seleção tem algo que nenhuma outra tem: "Os dois jogadores mais velhos do torneio". O selecionador acredita que a experiência de Cristiano e Pepe aliada à irreverência de João Neves e Francisco Conceição é a receita para o sucesso europeu

Portugal estreia-se esta terça-feira no Euro 2024 frente à Chéquia. Na conferência de antevisão, Roberto Martínez deixou três certezas: "Todos os 23 jogadores de campo estão aptos", "Diogo Costa vai estar na baliza" e que, ao contrário de Luiz Felipe Scolari e Fernando Santos, este selecionador não tem nenhuma superstição.

Questionado sobre a Nossa Senhora do Caravaggio de Scolari e o terço do Engenheiro, o selecionador riu-se e reconheceu que estava prestes a dar "a resposta aborrecida", mas que há uma justificação para esta falta de crença divina ou metafísica: "Nasci no dia 13, uma sexta-feira, não sou uma pessoa para ter superstições".

Em retrospetiva, o selecionador nacional reconheceu que "o período de preparação foi muito bom": "Todos os 23 jogadores de campo estão aptos, todos tiveram minutos e todos tem valências diferentes". Pepe foi um dos que levantou maiores dúvidas quanto à sua condição física e Martínez não escondeu que essa foi uma preocupação, mas assegurou que "os jogadores que tínhamos algumas dúvidas físicas estão perfeitamente".

"Acho que a equipa está preparada, mas ainda não estamos no máximo nível, esse só pode chegar depois dos três jogos", disse.

Portugal vai jogar com dois ou três centrais? Roberto Martínez trancou-se à defesa e ironizou: "Já só é preciso esperar-se 24 horas". Certezas só na baliza, Diogo Costa é o escolhido e já sabe que vai ser titular, revelou Martínez, lembrando que "os três guarda-redes estão a trabalhar muito bem", mas que entende que era "importante que o Diogo Costa soubesse que vai estar no onze inicial".

Portugal tem os dois jogadores mais velhos do torneio e isso é um vantagem, pelo menos no entendimento do selecionador, que garantiu que as experiências anteriores em torneios europeus ou mundiais lhe provaram que o caminho certo é sempre uma mistura entre "experiência e do talento novo" e, nesse campo, Portugal tem um "balneário muito bem representado".

"O Cristiano e o Pepe têm uma experiência que não há noutro balneário: são os dois jogadores mais velhos do torneio. Depois, temos jogadores como João Neves e Francisco Conceição. Está tudo ligado com o mesmo foco e mesmo compromisso”, explicou.

Quanto à ausência de Francisco Conceição nos jogos de preparação contra a Croácia e a Irlanda, Martínez explicou que era necessário compreender os tempos de recuperação física do jovem extremo do FC Porto: "Precisávamos de o recuperar bem e agora está perfeitamente", justificou.

Em tom de antevisão, Martínez recorreu à memória, lembrando que já defrontou este adversário três vezes, e há algo inegável: "A Chéquia joga para ganhar, gosta de tomar riscos e acho que vai ser um jogo fantástico para o adepto". Dito isto, o selecionador alertou para a pressão alta, a falta de medo de arriscar, o sentido de objetividade e para jogadores que só querem marcar golo, individualizando dois deles: Patrik Schick e Tomáš Souček.

"Precisamos de acreditar. Precisamos de sonhar. Se não sonharmos é difícil poder ter-se sucesso no futebol, mas temos de ter a responsabilidade de jogar bem e o jogo de amanhã é perfeito para mostrarmos que estamos preparados. Eu tenho sete camisas, não trouxe três camisas", terminou roberto Martínez.

Vídeos Euro 2024

Mais Vídeos Euro 2024

Patrocinados