Pulsómetro

Indicador de sentimento nas redes sociais. Não é uma sondagem, mas um reflexo de opiniões interpretadas por um modelo tecnológico. A atualização das percentagens é feita até 18 horas após a hora prevista para o início do respetivo debate. Projeto em fase experimental da Augusta Labs e da CNN Portugal. Saiba mais aqui

Powered by:

Sobre o Pulsómetro

Este produto tecnológico baseia-se na análise de opiniões de portugueses manifestadas em várias redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Reddit e Youtube. São consideradas apenas opiniões relativas à performance comparativa dos candidatos presentes em cada debate e são anulados comentários repetidos, ou contraditórios por parte da mesma conta das redes sociais, assim como utilizados vários mecanismos de prevenção contra "bots". As opiniões são interpretadas através de um LLM (“large language model”, um modelo de linguagem natural) capaz de realizar uma análise de sentimento às várias interações identificadas. Através deste processo, extrai-se informação que permite formular uma aproximação à opinião pública portuguesa nestes fóruns. A atualização das percentagens é feita até 18 horas após a hora prevista para o início do respetivo debate. O modelo utilizado é desprovido de inclinações políticas, garantindo imparcialidade na interpretação dos dados. Os dados não são nem sugerem uma aproximação a sondagens ou intenções de voto dos portugueses nas eleições legislativas, são sim uma análise à opinião expressada nas redes sociais face a cada um dos debates sob análise. Este projeto tecnológico, inédito no espaço mediático português, é lançado em fase experimental. Foi desenvolvido em parceria entre a Augusta Labs e a CNN Portugal, garantindo a transparência da informação e visando medir indicadores de sentimento no decurso da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2024.



PERGUNTAS E RESPOSTAS

Onde são recolhidos os dados utilizados pelo pulsómetro?
Os dados recolhidos estão presentes nas redes sociais - Twitter, Instagram, Facebook, Reddit e YouTube. Não são considerados comentários e/ou interações em páginas afiliadas a partidos ou de de pessoas publicamente afiliadas a algum partido.

Que tipo de páginas estão excluídas?
Páginas como as oficiais de partidos, páginas de membros afiliados a qualquer partido ou páginas de comentadores com uma posição partidária especificada.

Que tipo de páginas estão incluídas?
Páginas como as contas de canais de televisão/plataformas de media não afiliadas a nenhum partido ou publicações de qualquer utilizador não pertencente a nenhum partido em específico.

Como são recolhidos os dados utilizados pelo pulsómetro?
Os comentários utilizados pelo pulsómetro são extraídos em massa das contas das redes sociais filtradas pelos critérios anteriormente descritos.

De que forma são analisados os dados?
Os dados são analisados através de um LLM (tecnologia por trás do ChatGPT), que procura semanticamente qualquer palavra associada a um partido/candidato (exemplo: PS, Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, PNS ou derivadas) e tem a capacidade de interpretar o sentimento como sendo positivo, neutro ou negativo face a qualquer um dos candidatos. O modelo tem a capacidade de detetar ironia e elimina comentários que expressam opiniões contraditórias classificando-as como neutras. O modelo não sabe qual a posição política de cada partido nem tem opinião sobre a mesma, sendo a pesquisa meramente semântica e de sentimento da população.

O que é um LLM?
Um LLM, ou Modelo de Linguagem de Grande Dimensão, é uma forma avançada de inteligência artificial desenhada para compreender, gerar e trabalhar com texto humano de forma fluente. Estes modelos possuem uma capacidade bastante desenvolvida de analisar sentimentos e interpretar dados. Ao examinar grandes volumes de texto, um LLM  pode identificar padrões e nuances que indicam sentimentos positivos, negativos ou neutros, possibilitando-lhe avaliar a tonalidade emocional de um texto, sendo esta funcionalidade particularmente útil na monitorização de redes sociais.

Como impedimos Bots de terem impacto no resultado?
O Pulsómetro tem subjacente um sistema de controlo contra bots, capaz de analisar cada conta individual que realiza um comentário e compreender se estamos/ou não a encarar um bot. Estes critérios não serão revelados de modo a mitigar possíveis estratégias para contornar estes filtros por parte de interessados em adulterar os resultados.

Como impedimos as pessoas de adulterar o resultado?
Além do “controlo antibot”, por cada análise efetuada (cada debate individual) os comentários de cada conta são contabilizados apenas uma vez e um utilizador é classificado como neutro se fizer dois comentários simétricos/contraditórios sobre o mesmo debate.