Europeus foram menos ao cinema em 2007

Redação , JCS
7 mai 2008, 11:26
Harry Potter

Filme mais visto na UE foi «Harry Potter e a Ordem de Fénix»

Os europeus foram menos vezes ao cinema em 2007, registando-se cerca de 919 milhões de bilhetes vendidos. O filme «Harry Potter e a Ordem de Fénix» foi o mais visto no espaço da União Europeia (UE), noticia a agência Lusa.

Segundo dados provisórios do Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) divulgados esta terça-feira, em 2007 foram vendidos cerca de 919 milhões de bilhetes de cinema, o que representa uma descida de 1,3 por cento em relação a 2006.

No total, foram produzidos 921 filmes pelos 27 Estados-membros da União Europeia (incluindo já a Bulgária e a Roménia), mais dez do que no ano anterior.

Quanto ao total de espectadores nas salas de cinema, o Reino Unido lidera entre os 27 países da UE com mais de 162 milhões de bilhetes vendidos, seguindo-se a Alemanha (125 milhões) e a Itália (120 milhões).

Portugal está no grupo de países com menos de 20 milhões de espectadores (16,3 milhões).

Os filmes mais vistos


Dos filmes mais vistos na Europa em 2007, «Harry Potter e a Ordem de Fénix», uma co-produção anglo-americana, foi o que registou maior audiência, com 38,3 milhões de espectadores.

Aliás, as produções norte-americanas dominaram por completo as exibições nas salas europeias, com os sete primeiros lugares ocupados por blockbusters
dos Estados Unidos, três dos quais cinema de animação.

Em segundo lugar figura «Piratas das Caraíbas nos Confins do Mundo» e em terceiro a comédia de animação «Shrek», que liderou em Portugal.

Quanto a exibições exclusivamente europeias, o filme mais visto em 2007 foi a comédia «Mr. Bean em Férias», com 15,2 milhões de espectadores.

Em segundo lugar surge o filme «La Vie En Rose», sobre a cantora francesa Edith Piaf, e em terceiro «Taxi 4», outra produção francesa de Gérard Krawczyk.

Não há qualquer filme português representado neste ranking.

Segundo o observatório, o cinema europeu conquistou em 2007 uma quota de mercado de 28,8 por cento do total dos filmes exibidos.

O maior contribuinte para o cinema europeu foi o mercado francês, seguindo-se o britânico e o italiano.

Cinema

Mais Cinema

Patrocinados