5 coisas que importam hoje: Máscaras, Manhush, Zelensky, Cabrita e Clima

Sex, 22 abr 2022

Uma nova vala comum com nove mil corpos pode ter sido descoberta em Manhush, a cerca de 20 quilómetros de Mariupol, a cidade que os russos dizem ter conquistado. Por cá, Eduardo Cabrita vai ser hoje interrogado, na qualidade de arguido, no âmbito do caso do atropelamento na A6. Estas e outras notícias para ler esta sexta-feira. Bom dia e bom final de semana!

 

Cristiano Ronaldo mostrou a nova filha nas redes sociais numa fotografia em que reuniu toda a família a dar conta do regresso a casa de Georgina Rodríguez e do novo rebento. "Agora é tempo de estar agradecido pela nova vida que trouxemos ao mundo", escreveu o jogador na legenda da imagem.

1. Máscaras

Mais de dois anos depois, esta sexta-feira deixa de ser obrigatório usar máscara em Portugal nos espaços fechados, mas nem todos vão conseguir dar esse passo no imediato. Os motivos são vários, segundo os especialistas contactados pela CNN Portugal: se para algumas pessoas esta nova fase será um alívio, para outras pode ser um problema, seja por receio de contágio próprio ou de familiares, seja por ansiedade ou simplesmente pelo hábito que ganharam em dois anos de pandemia.

2. Manhush

Nove mil pessoas podem estar enterradas em Manhush, a cerca de 20 quilómetros do centro da cidade portuária. A denúncia foi feita pelo autarca de Mariupol, que diz ainda que a Rússia tem estado a esconder provas de crimes de guerra “bárbaros” na cidade, que está completamente destruída depois de ter sido um dos primeiros alvos da invasão russa, que começou há mais de 50 dias. Está quinta-feira a Maxar Technologies divulgou imagens do que parecem ser mais de 200 valas comuns onde os russos terão enterrado os residentes de Mariupol.

3. Zelensky

"Vocês sabem perfeitamente o que nós estamos a sentir". Zelensky falou ao Parlamento português e comparou a vontade de liberdade do povo português em 1974 à do povo ucraniano em 2022. Num discurso de 14 minutos, o presidente ucraniano descreveu pormenorizadamente os crimes de guerra russos, pediu a Portugal armas e sanções e ajuda humanitária - e ainda apoio na adesão à UE. Uma intervenção que foi aplaudida de pé por quase toda a Assembleia. Nenhum dos membros do Governo presentes bateu palmas, uma vez que o primeiro-ministro optou por não quebrar a tradição do funcionamento parlamentar, mesmo estando num evento excecional.

4. Cabrita

Eduardo Cabrita, antigo ministro da Administração Interna, vai ser interrogado, na qualidade de arguido, elo Ministério Público de Évora no âmbito do caso do atropelamento mortal de um trabalhador da Brisa, em junho de 2021, na A6. Em declarações à CNN Portugal, o advogado do ex-ministro considera toda esta decisão um "absurdo". Garante ainda que Cabrita "está calmíssimo", que sabe que "vai ser constituído" arguido e ser alvo de interrogatório esta sexta-feira.

5. Clima

O verão passado na Europa foi o mais quente de sempre. O relatório Estado do Clima Europeu, feito com base no sistema de observação por satélite Copérnico, diz mesmo que  2021 foi um ano de contrastes, com uma onda de calor "intensa e prolongada" na região do Mediterrâneo nos meses de julho e agosto, ao mesmo tempo que Alemanha e Bélgica estavam a braços com recordes de precipitação em meados de julho. Saiba mais sobre o verão mais quente de sempre neste artigo.

Acontece hoje

Portugal no Mundo

O novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, inicia hoje uma deslocação junto da comunidade portuguesa em França, com visita ao consulado-geral de Portugal em Paris e encontros com associações, seguindo depois para Bordéus e Lyon.

 

Cultura

A Universidade do Porto vai atribuir hoje um doutoramento ‘honoris causa’ à escritora canadiana Margaret Atwood, por proposta da Faculdade de Letras da instituição.

 

I Liga

Vizela e Arouca, 14.º e 15.º classificados, respetivamente, separados por dois pontos, procuram ficar mais perto da manutenção, no arranque da 31.ª jornada.

 

Motociclismo

O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, acolhe as duas primeiras sessões de treinos livres do Grande Prémio de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade.

 

EMEL

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa realizam hoje um plenário para exigir "seriedade e respeito por quem produz a riqueza da empresa” e serem recebidos pelo Conselho de Administração.

"Ou o Governo percebe que está perante uma eventual convulsão social ou então temos realmente um problema."

Carlos Silva deixa a liderança da UGT

E finalmente

As hepatites virais são muitas vezes descritas como doenças silenciosas e subdiagnosticadas: o vírus pode infetar o fígado sem sintomas durante anos até que a doença evolua para uma forma mais grave e sintomática. Mas não é este o caso das hepatites agudas, que causam normalmente mal-estar, náuseas, vómitos, diarreias ou perda de apetite. Saiba qual é o sintoma que pode ajudar os pais a identificar a doença neste artigo.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas