5 coisas que importam hoje: Covid-19, Reforço, NATO, Greve e Coreia

Seg, 16 mai 2022

Esta segunda-feira, o governador de Kharkiv garantiu que as tropas ucranianas conseguiram empurrar as forças russas até à fronteira naquela zona do país, no mesmo dia em que Dmytro Kuleba viaja até Bruxelas para participar na reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia. Por cá, os trabalhadores da CP fazem hoje uma greve de 24 horas para reivindicar aumentos salariais. Estas e outras notícias para ler esta segunda-feira. Bom dia e boa semana!

 

Um eclipse lunar total pintou a lua de tons vermelhos e alaranjados durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, esta é a primeira "lua de sangue" do ano e só volta a repetir-se a 8 de novembro. [FOTO: Ringo H.W. Chiu/Associated Press]

1. Covid-19

Os hospitais e unidades de saúde familiar estão a receber mais pacientes com covid-19 do que o esperado, muito por causa do fim dos testes gratuitos nas farmácias e daquilo que dizem ser uma referenciação feita “indevidamente” por parte da linha SNS24. Os relatos multiplicam-se, sobretudo nas redes sociais, por parte de utentes, mas os médicos também já começaram a fazer os seus alertas.

2. Reforço

Arranca hoje a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para os idosos residentes em lares. A dose estava prevista para o início do outono, mas foi antecipada pela Direção-Geral de Saúde devido ao aumento de infeções no país. Também esta semana os idosos com 80 ou mais anos vão começar a tomar o segundo reforço da imunização, depois de serem convocados por mensagem SMS ou chamada telefónica.

3. NATO

O vice-ministro do Negócios Estrangeiros russo, Sergei Ryabkov, disse esta segunda-feira que a Finlândia e a Suécia não devem ter ilusões de que Moscovo irá aceitar sem problemas a adesão dos dois países à NATO, referindo-se a esta decisão dos nórdicos como um erro que terá consequências de longo alcance. O Parlamento da Finlândia deve aprovar em breve o pedido de adesão do país à NATO. O anúncio oficial foi feito ontem. Veja aqui tudo o que precisa de saber sobre a Finlândia, a Suécia e a NATO.

4. Greve

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal fazem hoje uma greve de 24 horas, para reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores. Até às 6:00, cerca de 88% dos comboios programados tinham sido suprimidos por causa da greve, depois de no domingo cerca de 24% do total de circulações previstas não terem sido realizadas. A greve abrange os trabalhadores que iniciaram o seu período de trabalho no domingo ou que iniciem o seu período de trabalho nas últimas horas de hoje e terminem na terça-feira.

5. Coreia

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, arrasou o governo do país que ele próprio lidera por não ser capaz de fornecer medicamentos aos cidadãos de acordo com as suas necessidades. As críticas de Kim Jong Un surgem quando o surto de covid-19 está a varrer a Coreia do Norte - a acreditar nas autoridades norte-coreanas, os primeiros casos foram descobertos na quinta-feira passada e, em poucos dias, são já mais de 1,21 milhões os casos suspeitos por todo o país. Segundo dados oficiais, quase 600 mil pessoas estão em isolamento.

Acontece hoje

Kuleba

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participa esta segunda-feira na reunião dos chefes da diplomacia da União Europeia em Bruxelas, numa altura em que a UE tenta negociar um embargo energético gradual à Rússia, no âmbito do sexto pacote de sanções ao país apresentado pela Comissão Europeia no início de maio, não se prevendo, porém, um acordo no encontro desta segunda-feira.

 

Justiça

O Tribunal da Loures profere hoje a sentença do caso de um homem acusado de matar o pai e uma irmã grávida, em novembro de 2020, em Santa Cruz, Torres Vedras, e que foi considerando inimputável por ter esquizofrenia.

 

Guiné

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, consulta hoje o Conselho de Estado sobre a possibilidade de dissolver o parlamento, depois de na sexta-feira ter realizado encontros com os partidos com representação parlamentar.

 

Protesto

Os trabalhadores dos registos e notariado estão hoje em greve, arrancando a jornada de luta com uma manifestação no Porto, contra discriminações salariais alegadamente inconstitucionais, falta de recursos, o atual sistema de avaliação e a negação de direitos.

 

Ciência 2022

O Encontro Ciência 2022, que juntará durante três dias cientistas e decisores políticos em sessões sobre cancro, clima, oceanos, solos e cidades sustentáveis, começa hoje em Lisboa sob o lema "Construir o Futuro com a Ciência".

“Vamos ter de nos habituar a uma subida moderada dos preços depois dos juros.”

Paulo Portas, comentador da TVI

E finalmente

"Esta não é a minha filha". As palavras são de Kelsea Schwab que, em entrevista à CNN, contou como a hepatite misteriosa piorou o estado de saúde da filha de dois anos a uma velocidade chocante. Leia aqui o relato na primeira pessoa.

Baelyn Schwab, de dois anos (Direitos Reservados)

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais