Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia garante ter conquistado mais duas localidades em Kharkiv. Situação agrava-se

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-15

O que está a acontecer

  • A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, criticou a "posição hostil" de Portugal contra Moscovo por causa da invasão da Ucrânia, estimando que "lamentavelmente, as relações luso-russas vivem a crise mais profunda de toda a sua história”

  • Numa altura em que a Rússia avança em Kharkiv, os EUA anunciaram esta quarta-feira um novo pacote de ajuda financeira à Ucrânia - dois mil milhões de dólares

  • Volodymyr Zelensky cancelou as viagens a Portugal e Espanha. Segundo informações apuradas pela CNN Portugal, o presidente ucraniano cancelou a viagem à Península Ibérica devido à grave situação interna na Ucrânia neste momento

  • 50 países confirmaram presença na Cimeira da Paz; China não é um deles

  • Forças armadas ucranianas negam que russos tenham conquistado Robotyne

2022-05-16
08:53

Rússia diz que adesão da Finlândia e Suécia à NATO é um erro que terá "consequências de longo alcance"

O vice-ministro do Negócios Estrangeiros russo, Sergei Ryabkov, disse esta segunda-feira que a Finlândia e a Suécia não devem ter ilusões de que Moscovo irá aceitar sem problemas a adesão dos dois países à NATO, referindo-se a esta decisão dos nórdicos como um erro que terá consequências de longo alcance.

"A situação está, claro, a alterar-se radicalmente à luz do que está a acontecer", disse Ryabkov à agência russa Interfax, citado pela Reuters. "O facto de que a segurança da Suécia e Finlândia não sairá reforçada como resultado desta decisão é muito claro para nós. Eles não devem ter ilusões de que nós iremos simplesmente aceitar", frisou Ryabkov. 
 

Siga ao minuto:

2024-05-15
18:41

Cancelamento de visitas de Zelensky mostra gravidade da situação, diz a União Europeia

O cancelamento da visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Portugal e Espanha mostra a “gravidade da situação” na Ucrânia, argumentam fontes diplomáticas europeias, quando a União Europeia (UE) avança para novo pacote de sanções à Rússia.

“Sabemos que a situação no país é bastante grave e é por isso que continuamos a apoiar e há muitas iniciativas em curso, […] mas é evidente que a situação no terreno é bastante problemática – não vamos esconder que isso é verdade – e o facto de Volodymyr Zelensky ter cancelado qualquer visita [incluindo a Portugal e Espanha] mostra a gravidade da situação”, declarou um alto funcionário europeu falando com jornalistas europeus em Bruxelas, incluindo a Lusa.

“Estamos a continuar a apoiar a Ucrânia. Penso que o que vimos na semana passada e que será confirmado na próxima semana, no que se refere à utilização dos lucros inesperados dos ativos congelados [russos], mostra a nossa determinação em manter apoio contínuo”, acrescentou a mesma fonte diplomática europeia.

2024-05-15
18:26

Provedor dos direitos humanos da Ucrânia denuncia quase 300 casos de violência sexual por parte das forças russas

Dmytro Lubinets, provedor dos direitos humanos da Ucrânia, afirma que foram registados quase 300 casos de violência sexual cometidos pelas forças russas na Ucrânia.

Os crimes foram cometidos nas regiões de Kherson, Donetsk, Kiev e Kharkiv e as vítimas foram crianças, homens e mulheres ucranianas. 

“Devemos fazer tudo para proteger e aliviar o sofrimento daqueles para quem esta guerra mudou as suas vidas antes e depois”, pode ler-se na nota publicada no Telegram.

2024-05-15
18:11

Ataque russo a Zaporizhzhia faz três feridos

Às 15:45 desta quarta-feira, um ataque russo a Zaporizhzhia, em Stepnohirsk, fez três feridos, dizem os serviços de emergência da região no Telegram.

“Em Stepnohirsk, as equipas de socorro ajudaram três pessoas feridas em bombardeamentos hostis”, pode ler-se na nota.

2024-05-15
17:49

Rússia garante ter conquistado mais duas localidades em Kharkiv. Situação agrava-se

As forças russas garantem ter conquistado três localidades na Ucrânia, duas delas na região de Kharkiv, que está a ser fustigada por uma crescente ofensiva de Moscovo.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, Hlyboke e Lukyantsi, ambas aldeias em Kharkiv, foram conquistadas recentemente.

Garante Moscovo que as suas forças “entraram fundo nas defesas inimigas” à porta da segunda maior cidade da Ucrânia, neste momento o grande objetivo da Rússia.

Ainda ontem a Ucrânia tinha dito que as suas tropas tinham sido retiradas para posições “mais vantajosas” em Kharkiv, não sendo certo se serão as mesmas localidades.

O mesmo terá acontecido, segundo a Rússia, em Robotyne, na região de Zaporizhzhia, sendo que a Ucrânia já negou esta última conquista.

2024-05-15
17:09

50 países confirmaram presença na Cimeira da Paz; China não é um deles

Viola Amherd, presidente da Suíça, confirma a presença de mais de 50 países na Cimeira da Paz pela Ucrânia.

Amherd diz, no entanto, que a China não confirmou a sua presença.

2024-05-15
17:01

Números continuam a subir: 19 feridos em ataque a Kherson

O número de feridos do ataque russo a Kherson subiu para 19, informa Roman Mrochko, chefe da administração militar da cidade. Foram ainda danificadas várias infraestruturas. 

“Típico de terroristas - atacaram casas e infraestruturas de civis", pode ler-se na nota. 

2024-05-15
15:33

Número de feridos em Kherson aumentou para sete

O número de feridos em Kherson aumenta para 7. Oleksandr Prokudin, governador militar regional, diz que as vítimas têm entre 15 e 78 anos e estão a ser assistidas, avança a Ukrinform. 

O ataque aéreo ocorreu esta quarta-feira, por volta das 14:30.

2024-05-15
15:33

Forças especiais ucranianas abatem 20 mísseis de ataque russos em Kharkiv em uma hora

Vídeo publicado no X pela guarda nacional da Ucrânia mostra o abate de mísseis de ataque russos, em Kharkiv.

“Numa hora, o 2º destacamento de Omega NGU neutralizou um grupo de 20 aviões de assalto”, pode ler-se na publicação.

2024-05-15
14:52

Rússia ataca parte central de Kherson e faz 5 feridos

Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar regional de Kherson, informou que a área foi atacada por tropas russas, por volta das 14:30. A informação foi divulgada através do Telegram.

Prokudin acrescenta que existem 5 feridos entre os cidadãos, um hospitalizado.

2024-05-15
14:30

Forças armadas ucranianas negam que russos tenham conquistado Robotyne

Esta quarta-feira, o ministério da defesa russo alegou que as forças russas teriam capturado a aldeia de Robotyne, região de Zaporizhzhia. Militares ucranianos negam estas informações, segundo a Pravda. 

"Na verdade, eles estão apenas na periferia", afirmou o tenente Serhiy Skibchyk.

2024-05-15
13:18

Diplomacia russa critica "posição hostil" de Portugal em relação a Moscovo

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, criticou a "posição hostil" de Portugal contra Moscovo por causa da invasão da Ucrânia, estimando que "lamentavelmente, as relações luso-russas vivem a crise mais profunda de toda a sua história”.

“A guerra híbrida desencadeada pelo Ocidente global contra a Rússia influenciou destrutivamente todo o complexo de relações da Rússia com Portugal. E por quê? Pela posição hostil assumida por Portugal desde o início da operação especial militar. Lisboa enquadrou-se desde logo na política e retórica anti-russa. Como consequência, as relações luso-russas vivem a crise mais profunda de toda a sua história”, afirmou a representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em resposta a uma questão da agência Lusa colocada por videoconferência.

A diretora do Departamento de Imprensa do ministério tutelado por Serguei Lavrov indicou que "foi a parte portuguesa que congelou todos os contactos políticos e reduziu as relações económicas a trocas comerciais muito limitadas".

"Por decisão da Assembleia da República de Portugal, foi dissolvido o grupo parlamentar de amizade luso-russo. Foi também posto termo à colaboração inter-regional. Em 20 de janeiro deste ano, a Assembleia Municipal de Lisboa votou o fim do protocolo sobre amizade e colaboração com Moscovo, que vigorava desde 1997”, apontou ainda.

Acrescentou que em Portugal está “em curso uma campanha anti-russa alimentada a nível oficial”, com as autoridades portuguesas a reduzirem "ao mínimo os contactos com a Embaixada da Rússia em Lisboa".

"Ao nosso embaixador, foi-lhe praticamente imposto, tanto pelas autoridades portuguesas como pelas suas congéneres estrangeiras, um regime de isolamento”, criticou.

“Não se percebe muito bem para que serve isto, já que existem questões que podem e devem ser resolvidas em conjunto, o que é dificultado por posições ilegítimas e russofóbicas, não sei se de Lisboa ou impostas de fora, por exemplo, pela NATO, a União Europeia (UE), Estados Unidos ou pelo próprio ‘lobby’ anti-russo que opera em Portugal”, acusou a porta-voz.

Nas mesmas declarações, Maria Zakharova salientou que o "desmoronamento das relações" diplomáticas entre Lisboa e Moscovo não é escolha da Rússia e que "não corresponde, de maneira alguma, aos interesses do povo português", fazendo votos para que "mais cedo ou mais tarde, Portugal recupere a análise racional dos factos que ocorrem no mundo moderno”.

A Rússia continua “aberta à construção de boas relações com os parceiros estrangeiros", incluindo os que chama de "regimes não-amigáveis", declarou Maria Zakharova.

Questionada pela Lusa sobre as relações russas com os países do continente africano, Maria Zakharova afirmou que Moscovo trabalha para reforçar os laços "nas áreas da política externa e da ajuda humanitária".

“Trabalhamos, tanto no continente africano como nos outros, não para o aprofundamento da nossa influência, mas para o aprofundamento da cooperação”, salientou, lembrando que "são muitos os acordos alcançados tanto nas cimeiras russo-africanas, como no âmbito dos permanentes contactos de trabalho”.

Zakharova lembrou a recente visita a Moscovo do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, por altura das comemorações do Dia da Vitória, na semana passada, e indicou que está agendado para novembro um encontro ministerial em Sotchi, no qual espera que participem países africanos de língua portuguesa.

“As cimeiras russo-africanas não constituem uma resposta às sanções decretadas pelo Ocidente contra o nosso país. Simplesmente, temos propostas para os países africanos. Foi assim que nasceu o formato das cimeiras russo-africanas. A Rússia propõe uma parceria honesta e igual em direitos, sem politização nem pressão, sem ingerências nos assuntos internos dos outros países. Ajudámos muitos países africanos a libertarem-se do jugo colonial. São factos conhecidos e é neste quadro que impulsionamos as nossas relações", argumentou.

2024-05-15
12:51

Ucrânia diz ter “afastado parcialmente” tropas russas de Vovochansk

As Forças Armadas da Ucrânia afirmam ter “afastado parcialmente” tropas russas de Vovochansk, cidade da região de Kharkiv onde os russos terão ganhado terreno. De acordo com a Reuters, os soldados de Kiev admitem que há combates ativos na zona norte e noroeste de Vovochansk.

2024-05-15
12:40

EUA anunciam mais dois mil milhões de dóláres para a Ucrânia

Os Estados Unidos vão dar à Ucrânia mais 2 mil milhões de dólares de financiamento militar externo, afirmou na quarta-feira o Secretário de Estado Antony Blinken.
 
O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken falava numa conferência de imprensa conjunta em Kiev, com o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano Dmytro Kuleba, acrescentando que o apoio terá como objetivo investir na base industrial da Ucrânia. 

2024-05-15
11:29

Avanço da Rússia em Kharkiv significa que "o conflito está a acelerar do ponto de vista militar" na região

A cidade e a região de Kharkiv são alvos da Rússia desde o início da guerra, mas nos últimos meses as tropas de Putin intensificaram a ofensiva

2024-05-15
11:19

Putin e Xi vão falar sobre segurança global

O presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, vão centrar-se em questões de segurança global e regional nas conversações frente a frente desta semana, disse na quarta-feira o vice-presidente da Duma, Ivan Melnikov, citado pela agência noticiosa estatal RIA. O presidente russo estará na China na quinta e sexta-feira.

2024-05-15
11:18

Rússia diz que declarações de Cameron sobre Ucrânia são loucas, anti-russas e agressivas

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, classificou de loucas, anti-russas e agressivas as declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, segundo as quais a Ucrânia poderia utilizar armas britânicas em ataques a território russo, noticia a Reuters.

2024-05-15
10:46

Zelensky cancela todas as visitas oficiais

O presidente ucraninano decidiu cancelar todas as suas visitas oficiais devido aos avanços russos em Kharkiv. Volodymyr Zelensky já tinha cancelado ontem a sua viagem a Portugal e Espanha e anuncia agora, diz a Reuters, que não irá fazer qualquer viagem aos estrangeiro nos próximos dias.

2024-05-15
10:39

Rússia diz que ataques a Belgorod mostram “criminalidade” da Ucrânia

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, diz que os contínuos ataques da Ucrânia contra civis na região russa de Belgorod são uma demonstração da “criminalidade” de Kiev e das potências ocidentais que a apoiam. Zakharova avisou ainda que todos os responsáveis pelos ataques serão punidos.

2024-05-15
10:38

Ucrânia tenta impedir Rússia de acumular forças no norte de Vovchansk

O Estado-Maior da Ucrânia disse que está a tentar impedir a Rússia de acumular tropas na parte norte de Vovchansk, em Kharkiv. Segundo uma publicação feita no Telegram, citado pela Reuters, Kiev adianta que as tropas russas estão a reagrupar-se na região e a tentar estabelecer posições.