Lua de Sangue: saiba como ver o eclipse total em Portugal

14 mai, 18:21
Lua de Sangue (Getty Images)

Fenómeno acontece na madrugada de segunda-feira e depois só volta a repetir-se a 8 de novembro

Um eclipse lunar total vai iluminar o céu de Portugal. O fenómeno, que vai pintar a lua de tons vermelhos e alaranjados, decorre entre a noite de domingo e o início da manhã de segunda-feira, de acordo com o Observatório Astronómico de lisboa (OAL).

Esta será a primeira "lua de sangue" do ano e vai ser possível observá-la na metade leste da América do Norte e em toda a América Central e do Sul, que vão ter uma vista privilegiada sobre todo o fenómeno lunar, caso o clima o permita. As várias fases parciais do eclipse também vão ser visíveis na Europa, em África e no Médio Oriente, só deixando de fora o Alasca, a Ásia e a Austrália.

“É um evento gradual, lento e maravilhoso", considera o geólogo planetário da NASA, Noah Petro. 

Eclipse total da Lua em Portugal

Na madrugada da próxima segunda-feira a Lua vai entrar na penumbra da Terra às 02:31. A partir desse momento, a Lua vai começar a escurecer de forma progressiva, adquirindo tons mais acinzentados.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, os tons avermelhados e acastanhados surgem por volta das 03:28, quando a Lua entrar na sombra da Terra.

O eclipse total vai acontecer às 04:29, momento em que a Lua ficará totalmente dentro do cone de sombra da Terra.

"De facto, durante um eclipse lunar os raios solares incidem na Lua após atravessarem a atmosfera terrestre onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde. Assim, durante o eclipse, a Lua não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada.", lê-se na nota do Observatório, que realça que o máximo do eclipse ocorrerá às 05:12, quando a Lua está no centro da sombra da Terra. A fase de Lua cheia ocorre apenas dois minutos depois, às 5:14.

Pelas 5:54 termina o eclipse total, perdendo a Lua o tom avermelhado e, de forma progressiva, voltando ao tom cinzento-escuro. O fenómeno termina totalmente cerca das 07:52.

Em Portugal ou não, poderá sempre assistir ao fenómeno através do site da NASA, onde haverá uma transmissão ao vivo do eclipse a partir de vários locais. O próximo Eclipse Total da Lua só vai acontecer a 8 de novembro, por isso vale a pena espreitar este.

A espaçonave Lucy da NASA irá fotografar todo o evento lunar a 103 milhões de quilómetros de distância.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Futuro

Mais Futuro

Patrocinados